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Geração Z no trabalho: desafio para as empresas

Lidar com a Geração Z no trabalho tem sido um desafio para muitas empresas. Os objetivos profissionais, incluindo plano de…

Lidar com a Geração Z no trabalho tem sido um desafio para muitas empresas.

Os objetivos profissionais, incluindo plano de carreira e crescimento dessa geração, se difere bastante da Y e ainda mais das suas antecessoras. O conflito de opiniões e comportamentos pode surgir aí, já que quem ocupa, ainda em maioria, os cargos de chefia, liderança e gestão são profissionais de gerações anteriores.

Essa mudança de expectativas profissionais é natural, pois são pessoas que nasceram já no meio digital, com acesso a telas na mão. Nesse contexto, a medida que novas as tecnologias surgem e as estratégias evoluem, os profissionais se adaptam muito rápido.

Dessa forma, trabalhadores da Geração Z estão no centro dessas transformações, sendo mais dinâmicos, ambiciosos e assumindo cada vez mais postos no mercado de trabalho.

No entanto, lidar com as expectativas e comportamentos dessa geração pode ser um grande desafio para muitas empresas, que precisam aprender melhor a como recrutar, engajar e reter os talentos mais promissores entre os profissionais Z.

Por isso, vamos discutir por aqui os desafios que as empresas enfrentam ao se adaptar à Geração Z no ambiente de trabalho e como elas podem superá-los.

um homem e duas mulheres que fazem parte da geração z

Afinal, quem são os profissionais da Geração Z?

Antes de falarmos sobre os problemas e desafios enfrentados pelas empresas para lidar com esses profissionais, precisamos compreender quem se enquadra como parte da Geração Z. Esta corresponde aos indivíduos que nasceram entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, e cresceram em um mundo digitalizado e muito conectado.

Ou seja, eles são totalmente digitais e ávidos por inovação. Sendo assim, demonstram uma facilidade para lidar com tecnologias.

Desafios Enfrentados pelas Empresas

Lidar com a geração Z envolve identificar e romper os obstáculos que os impedem de trabalhar com mais envolvimento em uma empresa. Sendo assim, vamos listar os desafios mais comuns encontrados no mercado de trabalho.

Expectativas Diferentes de Carreira:

A Geração Z tem expectativas diferentes de carreira em relação aos que a antecedem. Eles valorizam tanto a realização profissional quanto a pessoal ao mesmo tempo, não abrindo mão de nenhuma. Eles não estão procurando apenas um emprego ou serem bem pagos pelo seu trabalho, almejam uma carreira importante que os desafie e ofereça grandes oportunidades de crescimento e realização seguindo um propósito. Isso significa que as empresas devem ter programas claros para o desenvolvimento de talentos e oportunidades de progressão. Mas, também, precisam compreender o propósito de vida que esses profissionais possuem.

Flexibilidade e Autonomia:

É fato que a Geração Z busca acima de altos salários e reconhecimento profissional, a flexibilidade. Eles desejam ter controle sobre seu ambiente de trabalho e agenda. Os modelos convencionais de trabalho, de 08h às 18h, apenas presenciais, geralmente não são adequados para eles. A fim de atender a essa demanda, as empresas tem buscado oferecer opções de trabalho. Sendo assim, são cada vez mais comuns modelos de trabalho remoto, híbrido e o nowhere office, como já falamos por aqui. Todos oferecem disponibilidade de horários flexíveis e ambientes de trabalho dinâmicos.

Tecnologia como Aliada:

A Geração Z considera a tecnologia uma extensão natural de si mesma. Sendo assim, ao fornecer ferramentas e plataformas que facilitem o trabalho colaborativo e eficiente, eles esperam que as empresas estejam na vanguarda da inovação tecnológica. Assim, investir em infraestrutura tecnológica agora é necessário para atrair e reter talentos da geração seguinte.

Propósito e Responsabilidade Social:

A Geração Z busca mais do que apenas um bom emprego e altos salários, como era o desejo geralmente dos seus pais. Eles, por sua vez, almejam empresas que compartilham seus princípios e estejam comprometidas com questões ambientais e sociais. Dessa forma, os negócios que realmente se dedicam à responsabilidade social corporativa têm uma vantagem competitiva na atração e retenção de talentos da Geração Z.

jovens da geração z

Como Adaptar a Empresa para o trabalho com a Geração Z

  • Adaptação da Cultura Corporativa: As empresas devem ser capazes de adaptar a sua cultura corporativa para atender às expectativas da Geração Z. Isso significa incentivar o trabalho em equipe e a autonomia em um ambiente diversificado e acolhedor, bem como promover uma cultura de feedback constante. Parte desse esforço pode surgir já no onboarding. Ou seja, no processo de integração do funcionário novo, logo que ele entra na empresa. Sendo assim, apresentações com a visão clara sobre a cultura do negócio faz muita diferença.
  • Investimento em Tecnologia e Inovação: Para atrair talentos da Geração Z, a empresa deve manter-se atualizada sobre as tendências mais recentes em tecnologia. Como resultado, isso inclui fornecer aos funcionários treinamento em tecnologia, ferramentas para colaboração e plataformas de comunicação interna. Entre elas, para facilitar o dia a dia de registro de horas trabalhadas, está a Ponto Remoto da Pontua.
  • Programas de Desenvolvimento de Talentos: As empresas também, na busca pela retenção dos talentos da geração Z, precisam oferecer programas de desenvolvimento de talentos. Sendo assim, é importante que promovam o aprendizado contínuo e ofereçam oportunidades de crescimento profissional. Isso não ajuda apenas a tornar a empresa atrativa para esses talentos, mas também a retê-los a longo prazo.
  • Compromisso com a Responsabilidade Social Corporativa: As empresas podem atrair os membros da Geração Z que compartilham seus objetivos e valores demonstrando um verdadeiro interesse em questões ambientais e sociais. Programas de voluntariado corporativo, iniciativas de sustentabilidade e políticas de diversidade e inclusão podem fazer parte disso.

Conclusão

Em resumo, lidar com os jovens profissionais da Geração Z no mercado de trabalho pode ser extremamente desafiador, mas também oferece oportunidades emocionantes para as empresas que estão dispostas a se adaptar e inovar.

As empresas podem atrair, reter e desenvolver talentos da Geração Z entendendo suas expectativas e comportamentos distintos. Para enfrentar com sucesso os desafios apresentados pela Geração Z no local de trabalho, é importante investir em uma cultura corporativa adaptável, tecnologia de ponta, programas de desenvolvimento de talentos e responsabilidade social corporativa.

Ao fazê-lo, as empresas podem atender às demandas dessa geração e criar um ambiente de trabalho vibrante e dinâmico para todos os funcionários.

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Analista de Marketing, publicitária especialista em marketing estratégico pela UFG, possui mais de 5 anos de experiência, passando pelo mercado de agências de publicidade e varejo. Atualmente, é responsável pela estratégia e produção de conteúdo da Pontua. No Blog, fala sobre gestão de pessoas, liderança, marca empregadora e comunicação interna.

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