fbpx

Feedback para funcionários: tipos e como utilizar

Feedback para funcionários: conheça os principais tipos e como utilizar para gerar melhorias e aprimoramentos individuais e coletivos.

O feedback de trabalho para funcionários é uma ferramenta essencial em uma empresa, tanto para o desenvolvimento quanto aprimoramento contínuo dos colaboradores.

Ele serve como um guia para o crescimento pessoal e profissional, além de ser um pilar para o alcance das metas e objetivos da empresa. Sendo assim, também identifica pontos e áreas de melhoria. Ou seja, o feedback contribui para o alcance das OKRs, que envolvem tanto metas coletivas da empresa quanto as individuais, e são tão importantes.

Por isso, vamos trazer ao seu conhecimento o que há de mais validado e interessante sobre os principais tipos de feedback para funcionários. Destacaremos sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para o alcance das metas organizacionais. Também, falaremos como eles devem ser utilizados de maneira mais eficaz.

Gestora em reunião de feedback com membro da sua equipe

Tipos de Feedback

  • Feedback positivo: celebrando conquistas
    O feedback positivo para um funcionário em uma empresa pode ajudar a identificar e apoiar comportamentos e resultados desejados dele. Por isso, reconhecer publicamente o excelente trabalho de um colaborador motiva e valoriza. Além disso, fortalece o bem-estar e estimula o comportamento positivo em colegas e crescimento de todos.
  • Feedback construtivo: orientando para melhoria
    Apesar de identificar pontos de melhoria, o feedback construtivo é uma ferramenta essencial para o crescimento. Nesse sentido, os gestores ajudam os funcionários a melhorarem suas habilidades e competências ao fornecer recomendações diretas e específicas. Além disso, também evitam que um comportamento ou má aplicação de uma tarefa se torne um problema maior e prejudique a empresa.
  • Feedback 360º: uma visão mais ampla
    O Feedback 360º acata comentários de colegas, subordinados e superiores. Essa técnica fornece uma visão geral, ou seja, mais ampla do desempenho, hard skills, ou comportamento, soft skills, de uma pessoa. Sendo assim, permite uma avaliação mais precisa e equilibrada.
  • Feedback informal: conversas espontâneas
    O feedback informal ocorre espontaneamente durante as conversas diárias entre supervisores e funcionários. Este método cria uma cultura de comunicação que é aberta e transparente, o que facilita a identificação rápida de problemas e oportunidades de melhoria.

Como Aplicar e como utilizar Cada Tipo

  • Estabeleça expectativas claras:
    Os gestores devem estabelecer expectativas claras sobre o desempenho e comportamento esperados de seus funcionários antes de fornecer feedback. Assim, o colaborador irá compreender exatamente por que suas tarefas ou comportamentos foram reconhecidos ou por que precisam ser aprimorados.
  • Seja específico e descritivo:
    Ao fornecer feedback, evite generalizações e seja específico ao descrever comportamentos observados e seus impactos. Neste momento, pode ser importante citar fatos, tarefas específicas ou projetos nos quais o contexto do feedback se aplica.
  • Ofereça soluções e recursos:
    Além de identificar pontos de melhoria, forneça apoio e recursos para ajudar os funcionários a superarem obstáculos e aprimorar suas habilidades. Nesse sentido, o colaborador sente que tem o suporte necessário para evoluir seu desempenho.
  • Incentive o diálogo aberto:
    Estimule os colegas a compartilhar suas opiniões e contribuições para promover uma cultura de feedback constante.

Melhores Dias e Horários para Realização do Feedback:

Ao fornecer feedback, você pode aumentar significativamente sua eficácia. É importante observar a produtividade e o humor dos funcionários além da disponibilidade.

  • Segunda-feira de Manhã:
    Começar a semana com feedback positivo pode motivar os colaboradores e estabelecer um tom positivo para os dias seguintes.
  • Terça-feira à Tarde:
    No meio da semana, os colaboradores estão mais estabelecidos em suas rotinas, tornando este um momento ideal para fornecer feedback construtivo e discutir planos de melhoria.
  • Quarta-feira:
    A metade da semana é um bom momento para realizar feedback 360º, permitindo que os colaboradores reflitam sobre seu desempenho até o momento e estabeleçam metas para o restante da semana.
  • Quinta-feira de Manhã:
    Antes do final da semana, fornecer feedback sobre o progresso realizado até agora pode ajudar os colaboradores a manterem o foco e a motivação até sexta-feira.
  • Sexta-feira à Tarde:
    No final da semana, é uma oportunidade para reconhecer as conquistas da semana e fornecer feedback para o desenvolvimento futuro, criando um encerramento positivo antes do fim de semana.
Gestora entregando suas considerações de feedback em uma entrega de seu colaborador

Importância do Feedback para o Desenvolvimento Profissional e Pessoal:

Ele é fundamental para o crescimento profissional e pessoal dos funcionários. Ao receber uma análise útil, os funcionários têm a chance de descobrir onde podem melhorar, aprimorar novas habilidades e atingir seu máximo potencial.

O retorno também aumenta o engajamento e a retenção de talentos, pois os funcionários se sentem valorizados e apoiados em seu desenvolvimento.

Impacto na Produtividade e Alcance das OKRs:

A produtividade e a realização das metas organizacionais estão diretamente ligadas ao feedback eficaz. Ao fornecer direção e orientação precisas, os gestores ajudam os funcionários a alinhar suas atividades diárias com os objetivos estratégicos da empresa.

Além disso, essa prática contínua permite uma correção de curso rápida e eficiente, mantendo a equipe focada nos resultados desejados e pronta para se ajustar às mudanças no mercado.

CONCLUSÃO

O feedback dos funcionários é uma ferramenta essencial para o crescimento e sucesso de uma organização em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo. Sendo assim, as empresas podem estabelecer uma cultura de excelência que promova a inovação, a produtividade e o alcance de metas ambiciosas, identificando e orientando o desempenho dos funcionários.

Portanto, as empresas podem ter equipes ainda mais engajadas, talentosas e orientadas para resultados ao implementar uma estratégia de feedback eficaz e contínua. As empresas podem se posicionar para o sucesso a curto prazo e para o crescimento sustentável e liderança no mercado a longo prazo, oferecendo uma análise e desenvolvimento contínuos aos colaboradores.
Seguindo o objetivo de ajudar você, que trabalha na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, e sua empresa, a sermpre ter a melhor performance, temos a tecnologia do Controle de ponto remoto. Acesse nossa página pontua.com.br/funcionalidades e descubra todos os benefícios incríveis.

Quer saber mais novidades dessas áreas? Acompanhe nosso blog!


Especialista em redação publicitária, com expertise em produção de conteúdo, com 12 anos de experiência, já tendo atuando em agências e departamentos de Marketing. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Faculdade Cambury. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Pontua e é responsável pela produção de textos do blog. Escreve sobre gestão de pessoas e empresas, mercado, departamento pessoal e recursos humanos.

Voltar ao topo