fbpx

Software de gestão ERP: como escolher o melhor sistema para minha empresa

O software de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) é um aliado extremamente importante para as empresas que buscam ter mais…

Software de Gestão

O software de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) é um aliado extremamente importante para as empresas que buscam ter mais organização e, simultaneamente, melhorarem os resultados obtidos por elas. 

As empresas possuem um desafio diário, manter o empreendimento em constante crescimento e isso envolve um bom planejamento, automação de tarefas e ações estratégicas, sempre apresentando a adoção de novas tecnologias com foco em inovação. 

Aprenda nesse artigo quais são os melhores tipos de software de gestão e veja também quais são as suas vantagens. 

Software de gestão

Um software de gestão é direcionado para a administração de uma empresa. Ou seja, esse tipo de ferramenta ajuda a empresa a melhorar sua organização no dia a dia, principalmente porque apresenta soluções direcionadas, dando suporte aos seus gestores para poderem tomar as decisões corretas em tempo hábil. 

O programa fica em uma nuvem para que os gestores possam ter acesso em locais e dispositivos diferentes. 

Além disso, o software de gestão para empresas pode ser contemplado por várias funcionalidades e módulos, trazendo diversas soluções como, por exemplo, contratos, pessoas, vendas, estoques e gestão de processos, além de controle de finanças e compras. 

Além disso, um ótimo sistema de gestão consegue automatizar todas as tarefas manuais, otimizando processos e garantindo o controle de todas as operações, com uma visão de 360º da sua empresa. 

Software de gestão e suas vantagens

O software de gestão para empresas consegue reunir todas as informações em uma única plataforma, sendo elas desde as mais importantes até as mais simbólicas, contemplando a cadeia de produtividade por completo. 

Veja quais as vantagens o software de gestão oferece para empresa e o usuário:

  • Padronização de processos;
  • Mitigação de erros;
  • Registro e armazenamento de todas as informações com total segurança, incluindo todos os documentos;
  • Uso inteligente dos recursos disponíveis, como matéria-prima e humanos;
  • Controle de inteligência de estoque;
  • Mais rigor na gestão das finanças;
  • Aumento de produtividade, através da otimização de processos;
  • Gestão eficaz de contratos;
  • Dados integrados, que auxiliam na melhoria da tomada de decisão;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão de pessoas;
  • Gerenciamento de produção;
  • PDV (Ponto de Venda);
  • Emissão de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) ;
  • Emissão de NFSe (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços);
  • Automação de tarefas;
  • Relatórios completos da plataforma;
  • Redução de custos;
  • Gerenciamento de logística;
  • Integrações com sistemas, lojas virtuais, marketplaces;
  • Interação com sistema contábil.

Com todas essas vantagens, essa ferramenta consegue garantir um planejamento de ações mais eficiente, além de agregar mais valor ao produto final, o que permite melhorar os negócios. 

Quando procurar um software de gestão para empresas

Um software de gestão para empresa foi criado inicialmente para as grandes organizações, mas hoje, esse sistema é muito importante para todos as empresas, de todos os portes. 

Por isso, é muito importante analisar um sistema de gestão durante o planejamento da empresa, pois quando a plataforma entra no dia-a-dia da empresa logo no início, ela estabelece processos e rotinas, profissionalizando o negócio e gerando economia.

Para aquelas empresas que já trabalham sem utilizar nenhuma plataforma, é extremamente indicado investir em um sistema de gestão que se adapte ao seu tipo de negócio.

Software de gestão como escolher?

A maioria das empresas deseja saber qual é o melhor sistema de software de gestão empresarial, mas isso depende muito das necessidades de cada negócio e qual infraestrutura a empresa já possui. Para podermos te auxiliar melhor, listamos algumas dicas, para que você possa escolher um sistema de gestão. 

Analise quais são as necessidades da empresa

Antes de escolher um software de gestão para empresa, é necessário observar e estudar qual a necessidade do empreendimento, sempre realizando uma avaliação profunda dentro dos departamentos, fluxos e processos de trabalho. 

Encontre todos os gargalos existentes e as possibilidades de desenvolvimento e veja como a tecnologia consegue te ajudar. 

Exemplo, existem softwares ERP que são dedicados para atender soluções da área de prestação de serviços, vendas de produtos no atacado, varejo, e-commerce.

Veja qual estrutura é necessária para ter um bom funcionamento de software

O sistema precisa se adequar  à infraestrutura física do empreendimento, como internet, computadores e entender se é necessário uma equipe técnica na sua empresa para operar o sistema. 

Hoje existem diversas soluções de softwares ERPs de forma online, com excelentes funcionalidades e de diversos preços.

Ter um sistema moderno e que possui todas as informações na nuvem (online) pode ajudar bastante, uma vez que ele consegue ser acessado por vários dispositivos e também em diversos locais. 

Escalabilidade do sistema

O software de gestão para empresa consegue ajudar o empreendimento a manter uma organização. A digitalização da gestão possui como foco o desenvolvimento, portanto, a escalabilidade é fundamental.

O sistema precisa contar com uma tecnologia robusta e também que consiga otimizar de forma contínua todos os processos, com visibilidade, total controle e com uma escala operacional muito maior. 

Para isso, uma dica é ver se a empresa que em que você está contratando a solução tem planos que atendam diversos perfis de empresa, pois com o crescimento da sua empresa, você terá uma demanda maior e não irá precisar passar pela dor de cabeça de uma migração.

Possibilidades de integração

É de extrema importância saber quais são as atividades integradas dentro da plataforma escolhida e também como elas conseguem interagir dentro de outras plataformas. Estamos na era na integração e o ERP disponibilizar um bom volume de integrações irá facilitar a sua vida no dia-a-dia.

Atualização do sistema em tempo real

Procure sempre sistemas ágeis, que consigam atualizar todos os dados em tempo real. Dessa maneira, isso evita que as informações sejam duplicadas, vendas erradas e compras mal feitas. Normalmente soluções que estão na nuvem (online) oferecem atualizações em tempo real.

Assim, você ficará por dentro de tudo que acontece na empresa.

Suporte da plataforma

Um bom suporte consegue ajudar caso o sistema apresente alguma falha, além de solucionar o problema rapidamente. Com isso, você otimiza tempo, para poder se preocupar com outros aspectos dentro da empresa. 

Para entender a relação da empresa com os seus clientes uma boa dica é verificar em sites como o Reclame Aqui, para ver sobre a reputação desse software no mercado, se a equipe resolve os problemas, para entender se empresa não irá te deixar na mão, quando tiver uma determinada necessidade.

Custo-benefício do software de gestão

Antes de escolher um software de gestão para empresa, avalie muito bem se a sua empresa tem condições de arcar, com o custo da mensalidade, se a solução atende ao modelo de negócio da sua empresa. Vale lembrar que o processo de migração é muito doloroso e oneroso para as empresas, escolher uma solução que vai acompanhar a sua empresa no processo de crescimento dela é primordial.

Veja mais: Entenda como o controle de ponto é primordial para a sua empresa.

O controle de ponto dos funcionários da empresa, é uma ferramenta primordial para toda empresa que tem funcionários contratados. As empresas enfrentam diversos problemas como falta de segurança jurídica, controle de banco de horas, processos na justiça, falta de produtividade e controle dos colaboradores. Um sistema de controle de ponto ajuda a economizar e melhorar a gestão das pessoas que trabalham com você.

Quando o controle de ponto é obrigatório?

O controle de ponto é de extrema importância em qualquer empresa, principalmente para controlar a jornada de trabalho de todos os funcionários. Portanto, ele é obrigatório em todas as empresas que possuam mais de 20 colaboradores registrados, segundo o artigo 74 da CLT, lembrando que recomendamos que as empresas comecem o seu controle de ponto desde o primeiro funcionário contratado.

Nós podemos ajudar a sua empresa no controle de ponto. Vamos modernizar?

Chegou a hora de modernizar o seu registro de ponto, conheça a Pontua.


Líder na área de gestão, marketing e tecnologia. Engenheiro da computação (UFG-GO), com mais de 12 anos de experiência em setores como tecnologia, serviços, engenharia e indústria. Ao longo da sua trajetória, fundou e estruturou várias empresas e no Blog da Pontua fala sobre empreendedorismo, gestão de pessoas e soluções para alavancar o crescimento das empresas.

Voltar ao topo