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O ponto remoto digital: desempenho e ganho de tempo no RH

O ponto remoto digital é uma ótima ferramenta para quem trabalha no Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos de qualquer…

O ponto remoto digital é uma ótima ferramenta para quem trabalha no Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Ele não apenas economiza tempo valioso na gestão das horas trabalhadas, mas também evita dores de cabeça ao calcular o registro de entrada e saída dos funcionários.

Isso evita, por exemplo, processos trabalhistas relacionados à controle de ponto. E também fornece dados exatos para a folha de pagamentos, como no cálculo de horas extras. Já pensou nisso? O registro preciso da marcação de ponto pode ser um aliado valioso para melhorar o desempenho da sua equipe.

Se sua empresa ainda usa registros manuais ou eletrônicos para controlar a jornada, chegou a hora de se atualizar. Ao fazer isso, você economiza tempo, utiliza melhor seus recursos e aumenta a produtividade de toda a equipe, tendo dados objetivos para analisar.

Por isso, o ponto remoto digital pode ajudar a analisar o desempenho dos funcionários com base no registro de ponto. Ele oferece uma visão detalhada de como essa ferramenta otimiza o controle de horas, a eficácia nas tarefas e a produtividade da equipe em geral.

Descomplicando o ponto remoto digital

Chega de folha de ponto manual. O ponto remoto digital chegou para simplificar a forma como registramos o controle de ponto dos funcionários na empresa, seja para funcionários trabalhando presencialmente, home office ou híbrido.

Por isso, esqueça os métodos tradicionais, como a folha de ponto, onde o colaborador realiza os registros a próprio punho, além dos antigos relógios de ponto eletrônico na empresa.. 

Agora, a tecnologia nos permite bater ponto de qualquer lugar, trazendo mais flexibilidade e praticidade para o dia a dia corporativo. Com isso, é possível saber em tempo real, principalmente na nova era que temos vivido, com o aumento do trabalho remoto, ou home office, e híbrido, onde está o funcionário e seu registro 100% preciso de horas trabalhadas.

Como o registro de Ponto Remoto garante a precisão da Jornada de Trabalho?

Pense na ideia de ter um controle total sobre as horas trabalhadas por cada membro da equipe, mesmo quando estão longe do escritório, realizando suas atividades remotamente. O ponto eletrônico remoto torna isso possível, registrando com exatidão cada minuto dedicado ao trabalho.

Essa precisão não apenas atende aos requisitos legais, mas também fornece informações úteis sobre como o tempo de trabalho é distribuído. Isso implica que é possível alcançar uma administração mais eficaz e uma compreensão aprimorada da utilização do tempo por parte dos colaboradores.

Esses dados não apenas asseguram a conformidade com as normas, mas também facilitam uma gestão mais inteligente do tempo e um entendimento mais profundo do seu emprego pelos membros da equipe, contribuindo para uma administração eficiente e melhorada do tempo de trabalho.

Registro de múltiplos dispositivos: eficiência na rotina

O ponto remoto garante uma maior flexibilidade na batida de ponto, principalmente para profissionais que trabalham em regime home office e híbrido. Com ele, o seu colaborador pode registrar ponto pelo celular de forma individual ou coletiva através de um tablet ou através do portal acessando por qualquer navegador. Isso permite que o registro de horas trabalhadas seja exata, tendo a análise completa das horas atrasadas, faltas e pendências.

Essa análise não apenas mostra a assiduidade individual, mas também evidencia áreas que precisam de mais comprometimento, as quais devem ser observadas pelos gestores da empresa e de cada setor. Identificar esses pontos de melhoria é crucial para o desenvolvimento contínuo e o aumento da eficácia operacional.

Centralização de gerenciamento de faltas e pendências

Imagine que seu colaborador faltou o trabalho, seja por qual tempo for, tanto minutos, quanto horas, um período inteiro ou o dia todo. Você precisa saber exatamente o motivo dessas faltas. Correto? Então, através do ponto remoto da Pontua, por exemplo, é possível ter esse gerenciamento das pendências do funcionário. Ele pode subir arquivos de atestados médicos/odontológicos, justificar atrasos, seja quais forem os motivos, pessoais ou não.

Em seguida, o gestor da plataforma analisa a justificativa e o status da falta ou atraso aparece em tempo real para o colaborador como pendente, aceito ou recusado. Em seguida, se for aceito, é repassados para o Departamento Pessoal que através do seu sistema eletrônico, valida a informação. Isso permite para o DP da sua empresa uma centralização do contato do trabalhador para justificativa das suas faltas.

Assiduidade além dos limites: registro contínuo e efetivo

A presença constante dos colaboradores é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Nesse sentido, o ponto remoto digital garante um registro constante, mesmo fora do ambiente convencional de trabalho, assegurando total controle sobre a jornada de trabalho do seu colaborador ou funcionário.

Dessa maneira, a avaliação de desempenho não se restringe apenas às horas regulares, proporcionando uma visão abrangente do empenho e comprometimento de cada integrante da equipe. Isso implica que a análise não se limita ao período padrão, mas abrange toda a dedicação demonstrada pelos membros da equipe em suas atividades.

CONCLUSÃO: o controle de ponto x desempenho

Resumidamente, o ponto remoto eletrônico vai além de ser apenas uma ferramenta básica para registrar horas. Ele desempenha um papel fundamental na avaliação do rendimento, oferecendo informações importantes para melhorar a eficiência, agilidade, produtividade e regularidade da sua equipe. Ao escolher essa tecnologia, você está seguindo em direção a um desempenho notável e ao sucesso duradouro da sua empresa.

Não deixe de levar a sua empresa para o futuro, hoje! Esteja ciente de que a adoção dessa inovação é um passo significativo para otimizar os resultados e o funcionamento da sua equipe. Isso impacta positivamente a eficácia operacional e contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo.

Além disso, ao implementar o ponto remoto digital, você está investindo em ferramentas modernas que simplificam a gestão de horários. Isso gera benefícios claros para toda a organização. Em vez de uma simples ferramenta, enxergue-a como um catalisador de transformação, impulsionando a sua empresa para um patamar superior de eficiência e sucesso.

Portanto, não hesite em abraçar essa inovação e garantir que a sua equipe esteja alinhada com as práticas mais avançadas e eficazes do mercado.

Na sua empresa você ainda utiliza o controle de pontos em folha ou apenas o eletrônico, mesmo tendo funcionários que necessitam se deslocar diariamente para atividade chave fora do escritório? Então, é hora de se atualizar. E a ferramenta de ponto remoto da Pontua é a mais completa para o controle de horas trabalhadas. Saiba mais em Funcionalidades | Pontua.

E, para ficar mais por dentro de outros assuntos também relacionados com o universo corporativo, de Recursos Humanos, Gestão e Departamento Pessoal, acompanhe o nosso blog.


Especialista em redação publicitária, com expertise em produção de conteúdo, com 12 anos de experiência, já tendo atuando em agências e departamentos de Marketing. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Faculdade Cambury. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Pontua e é responsável pela produção de textos do blog. Escreve sobre gestão de pessoas e empresas, mercado, departamento pessoal e recursos humanos.

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