fbpx

Controle de horas trabalhadas: como fazer e principais cuidados

Para que a sua empresa não tenha problemas futuros é muito importante que você saiba fazer o controle de horas…

Homem fazendo controle de horas trabalhadas
Homem realizando controle de horas trabalhadas

Para que a sua empresa não tenha problemas futuros é muito importante que você saiba fazer o controle de horas trabalhadas de seus funcionários. Além disso, é possível economizar com um planejamento bem feito.

Existem algumas formas para se fazer este controle de jornada de trabalho. Escolha a que melhor atenda às necessidades da sua empresa e tenha tranquilidade em relação à sua folha de pagamento.

A seguir mostraremos quais são essas formas de controle de horas trabalhadas e os principais cuidados que você precisa tomar para que não tenha futuros aborrecimentos.

Saiba quais são as formas de controle de horas trabalhadas

Hoje em dia, existem quatro ferramentas para controle de ponto. Elas são aceitas pela legislação trabalhista para gestão da jornada de trabalho de colaboradores. São os pontos:

  • Mecânico;
  • Manual;
  • Alternativo; 
  • Eletrônico.

Controle de horas trabalhadas – Pontos Mecânicos

As empresas escolheram o ponto mecânico como principal opção durante muito tempo, sendo o primeiro relógio a chegar no Brasil. A CLT trouxe essa necessidade de controle de jornada de trabalho. 

Através do relógio cartográfico, o ponto mecânico permite o controle por meio de cartão de ponto. Ou seja, o funcionário insere um cartão na máquina que carimba seu horário a cada ciclo. Depois a empresa recolhe esses cartões e realiza os apontamentos.

Esse método, no entanto, gera um volume muito grande de dados, dificultando as equipes de RH na hora do fechamento da folha.

Homem realizando controle de jornada com ponto manual

Controle de horas trabalhadas  –  Pontos Manuais

Este método é ainda mais antigo do que o anterior, onde o funcionário precisa registrar sua jornada de trabalho em um livro ou folha de ponto.

Quando todos terminam, a equipe de RH recolhe o livro ou as folhas e envia as informações manualmente para uma planilha ou sistema de cálculo de horas.

Além do excessivo trabalho ainda não é muito confiável sendo um sistema passível de fraudes e falhas.

Alternativos

Este sistema é mais recente, também pode-se chamar de ponto online. Funciona através de instalações de sistemas ou aplicativos no celular, computador ou tablet. 

Desse modo, indica-se este tipo de método, principalmente, para funcionários que trabalham fora da empresa, como por exemplo, em Home Office ou regime remoto.

O controle de ponto digital é a melhor opção para as empresas, já que permite mobilidade, possui excelente custo benefício, dados digitalizados, acompanhamento em tempo real e permite soluções personalizadas de acordo com as necessidades da empresa. Para saber mais sobre isso, acesse nosso site.

Homem realizando batida de ponto no celular

Eletrônicos

O ponto eletrônico tornou a marcação mais segura, através da possibilidade do uso de tecnologias como leitura de cartões magnéticos e a biometria. Este modelo reduz possíveis fraudes que podem ocorrer nos outros tipos de controle de ponto.

Contudo, possui alto custo de infraestrutura e exige manutenção recorrente do aparelho.

Conheça os principais cuidados que você deve tomar

A seguir mostraremos algumas dicas para que você preste atenção aos cuidados que devem ser tomados para não ter futuros aborrecimentos com os seus funcionários, prejudicando, assim, a sua empresa. São elas:

  • Preste atenção à carga horária de trabalho – Não deixe furos na escala, verifique se existe uma pessoa para o plantão, veja se as horas de folga estão de acordo com a legislação;
  • Lembre-se das férias – quando for montar a escala calcule as férias de cada funcionário para que não haja erros no controle das horas trabalhadas de cada um;
Colaboradores em horário de almoço
  • Não esqueça do horário de almoço – também é preciso se lembrar de considerar a hora de almoço quando for montar a escala;
  • Tenha tudo documentado – esta é a única forma de provar que a sua empresa está dentro da legislação.
  • Disponibilize um lugar agradável para seus funcionários descansarem – Em horas de almoço ou até mesmo para jornadas com 24 horas, onde tenha período de folga para descanso, é fundamental que os colaboradores tenham um local adequado para descansar e fazer suas refeições.

Desse modo, tomando os devidos cuidados, você conseguirá controlar a jornada de trabalho de seus funcionários da melhor forma possível. Além disso, não terá problemas futuros com qualquer tipo de irregularidade.

A importância de ter o controle das horas trabalhadas de seus funcionários

É muito importante ter o controle das horas trabalhadas de seus funcionários. Fazendo isso, você ajuda a garantir que se cumpra a jornada da melhor forma, evitando conflitos judiciais, auxiliando no acompanhamento de horas extras, entre outros.

Além disso, possuir esse controle é fundamental para que a sua empresa não tenha gastos desnecessários com horas extras. Você pode converter, assim, as horas trabalhadas em férias, folgas, economizando no pagamento dessas horas a mais. 

Com a tecnologia, também é possível ter o controle de horas para pessoas que trabalham em Home Office, o que é interessante para evitar um acúmulo de horas extras.  

Conclusão

Existem, portanto, algumas formas para controlar as horas trabalhadas dos colaboradores da sua empresa. Mostramos, anteriormente, algumas e como cada uma funciona. 

As mais recentes são mais eficientes, pois facilitam o trabalho para calcular a jornada de trabalho de cada um. A tecnologia ajuda muito a diminuir custos e tornar esse processo mais rápido.

É importante lembrar que quando fizer escalas de horários para os funcionários, é preciso considerar o horário de almoço, as folgas e férias de cada um. 

Sendo assim, não precisará fazer alterações no futuro que podem deixar a escala confusa, gerando, assim, aborrecimento e desconforto dos colaboradores. 

Como vimos, é muito importante, portanto, ter esse controle de horas trabalhadas para que sua empresa economize e esteja sempre dentro da legislação vigente. 

Você pode também contratar serviços de empresas para controlar as horas trabalhadas dos funcionários através de ferramentas eficientes que vão tornar esse sistema de ponto bem mais fácil e rápido. Para saber mais sobre esse assunto, acesse nosso site.


Analista de Marketing, publicitária especialista em marketing estratégico pela UFG, possui mais de 5 anos de experiência, passando pelo mercado de agências de publicidade e varejo. Atualmente, é responsável pela estratégia e produção de conteúdo da Pontua. No Blog, fala sobre gestão de pessoas, liderança, marca empregadora e comunicação interna.

Voltar ao topo