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Controle de Ponto no Home Office: como fazer

Graças ao avanço da tecnologia, vários empregadores já adotaram o controle de ponto no home office. Isso permite que muitos…

Mulher realizando reunião online pelo computador, enquanto trabalha home office.

Graças ao avanço da tecnologia, vários empregadores já adotaram o controle de ponto no home office. Isso permite que muitos funcionários trabalhem no conforto de suas casas, cumprindo sua jornada de trabalho como qualquer outra pessoa.

Essa nova modalidade de trabalho remoto é cada vez mais procurada tanto pelos funcionários quanto pelas empresas. Isso, porque ela visa otimizar o tempo de trabalho e reduzir o deslocamento até a empresa.

Além disso, o controle de ponto no home office traz benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa. De forma que contribui para aumentar a produtividade durante a rotina de trabalho e evita que o funcionário exceda a quantidade de horas extras.

Afinal, existem regras para o controle de ponto no home office? Quais são elas? E quais são os benefícios de implementar esse sistema de controle de ponto? Vamos responder a essas perguntas a seguir. Continue lendo.

Trabalho em home office: o que é?

Ter um escritório em casa, ou seja, adotar o home office, é uma modalidade de trabalho na qual o funcionário desempenha suas funções no conforto de seu lar. Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo empregador, sem a necessidade de comparecer à sede da empresa onde está contratado.

É importante destacar que o trabalho em home office não deve ser confundido com trabalho externo. Essas duas formas de trabalho são distintas e possuem regras trabalhistas diferentes.

Um funcionário em home office não precisa trabalhar exclusivamente em casa. Ele pode trabalhar em escritórios compartilhados, durante uma viagem ou de onde preferir.

No entanto, algumas profissões, como operadores de máquinas, trabalhadores industriais e vendedores varejistas, não têm a opção de realizar suas atividades de forma remota. Isso significa que eles precisam estar fisicamente presentes no local de trabalho, pois suas funções dependem diretamente dessa presença física.

Por que as empresas estão adotando o trabalho em home office?

Homem trabalhando home office com a presença de sua filha na mesa de trabalho.

Embora muitas pessoas conheçam essa prática de trabalho, que se popularizou durante a pandemia da Covid-19, ainda há empresas que permitem que seus funcionários trabalhem em casa. Mas por que isso acontece?

Entre os vários motivos, o custo-benefício é o mais destacado. Afinal, o trabalho em home office evita gastos com equipamentos, transporte e a possibilidade de atrasos causados por imprevistos no trajeto até a empresa.

Além disso, as empresas estão priorizando o bem-estar e a saúde dos funcionários. Uma vez que a rotina diária de deslocamentos, trânsito, transporte público lotado e condições climáticas adversas pode ser muito estressante.

Apesar de conhecerem os benefícios dessa modalidade de trabalho para todas as partes envolvidas, algumas empresas enfrentam dificuldades para implementar o home office como modelo de trabalho.

Um dos maiores obstáculos para isso é a dificuldade de controlar o registro de ponto dos funcionários que trabalham em casa.

O que diz a CLT sobre controle de ponto home office?

Carteira de Trabalho Brasileira sob caderno, em cima de mesa de madeira.


As organizações com mais de 20 funcionários devem implementar algum tipo de monitoramento de jornada. A Reforma Trabalhista, aprovada em 2017, regulamentou o trabalho remoto, que até então não era abordado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No entanto, é importante ressaltar que o trabalho remoto difere do home office. É relevante mencionar que a CLT não menciona diretamente o termo “home office”. Existem distinções entre os conceitos de trabalho remoto e home office.

O trabalho remoto e tele trabalho são termos equivalentes, referindo-se à prestação de serviços fora das instalações da empresa com o uso de tecnologia. O home office é uma forma de trabalho que pode ser estabelecida por políticas internas da empresa, sem necessariamente se enquadrar como tele trabalho.

De acordo com a lei, o tele trabalho pode ser classificado em três categorias: trabalho por tarefa, trabalho por produção e trabalho por jornada. As duas primeiras modalidades dispensam o controle de jornada, mas a última requer o acompanhamento das horas trabalhadas, assim como no trabalho presencial.

Caso um funcionário esteja em home office e tenha uma carga horária a cumprir, a empresa é obrigada a monitorar a jornada por meio de registro de ponto, caso tenha mais de 20 funcionários.

A seguir, explicaremos como funciona o controle de jornada no home office.

Como fazer controle de ponto home office?

Pessoa realizando gestão do controle de jornada digital via tablet.

Atualmente, existem softwares de acompanhamento remoto que registram quando o usuário faz login no sistema, permitindo que o empregador tenha acesso aos dados da jornada de trabalho do funcionário que trabalha em casa.

O software controla as horas trabalhadas por meio de um dispositivo móvel, como smartphone, tablet, notebook e outros dispositivos conectados à internet. Dessa forma, o funcionário pode marcar sua entrada, saída e pausas com apenas alguns cliques.

Esse tipo de controle simplifica e torna mais eficiente o controle de ponto no home office, permitindo que a empresa acompanhe a jornada de trabalho do funcionário em tempo real, mesmo à distância.

Isso facilita a gestão do banco de horas e a avaliação da produtividade, além de permitir que o departamento de recursos humanos faça o cálculo das horas extras de maneira eficiente.

Por fim, caso você trabalhe com funcionários em home office, convidamos você a visitar nosso site para obter mais informações sobre o assunto.


Analista de Marketing, publicitária especialista em marketing estratégico pela UFG, possui mais de 5 anos de experiência, passando pelo mercado de agências de publicidade e varejo. Atualmente, é responsável pela estratégia e produção de conteúdo da Pontua. No Blog, fala sobre gestão de pessoas, liderança, marca empregadora e comunicação interna.

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