Você precisa ganhar mais tempo para cuidar da sua empresa, aumentar a produtividade da sua equipe e do departamento pessoal? Anda perdendo dinheiro e precisa se adequar às normas trabalhistas e deixar a sua empresa resguardada de ações na justiça do trabalho?
Então, vamos te mostrar como escolher o melhor registro de ponto para o seu negócio.
Muitas empresas estão se modernizando, atentas às leis trabalhistas, buscam mitigar riscos e custos. Entretanto, nos dias de hoje, existem diversas modalidades e opções de controle de ponto.
Por isso, essa questão é muito complexa principalmente quando há diferentes turnos e escala de trabalho na mesma empresa.
Quando implantado corretamente, esse sistema reduz erros na hora da coleta de dados da jornada de trabalho do colaborador. Além disso, também contribui para fazer o fechamento da folha de pagamento mantendo uma boa gestão do empreendimento.
Então, se você está à procura do melhor registro de ponto e um bom software de gestão, vamos te apresentar algumas opções aqui. Veja a seguir.
Registro de ponto nas empresas: o que é?
O registro de ponto é uma forma de controlar corretamente as horas da jornada de trabalho dos colaboradores de um estabelecimento.
A Portaria 1510/09, criada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que regulamenta o uso dos registros de ponto nos estabelecimentos, trouxe outras possibilidades de registrar a jornada de trabalho dos colaboradores e funcionários a fim de facilitar a implementação dos sistemas.
Dessa forma, ao longo do dia de trabalho, o funcionário faz a marcação, seja através de:
- Smartphone;
- Biometria;
- Reconhecimento facial;
- Ponto Digital, entre outros métodos.
Isso tudo a fim de registrar o horário de entrada, intervalo e saída do expediente.
Essa prática, portanto, facilita a coleta de dados dos funcionários com uma maior precisão em relação a frequência no trabalho, ou seja, evitar faltas, atrasos ou excesso de horas extras. Além de processos trabalhistas por excesso de horas extras trabalhadas pelos trabalhadores.
Esses sistemas, contudo, também otimizam o serviço do Departamento Pessoal e do RH, facilitando as atividades cotidianas e os serviços relacionados ao controle de ponto, folha de pagamento e gestão da jornada de trabalho dos colaboradores.
Registrar ponto de funcionário é obrigatório?
Sim, no artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos os estabelecimentos que tenham acima de 20 funcionários, devem efetuar a coleta de dados através da anotação da hora de entrada e saída dos colaboradores, em registro manual, mecânico ou eletrônico.
A implementação do registro pelos estabelecimentos, no entanto, ainda é difícil, então a portaria 1510 foi revogada pela Portaria n. 671/MTP no ano de 2021, trouxe a possibilidade de implementar mais formas de registrar a jornada de trabalho dos colaboradores através de software.
Como por exemplo:
- REP-C: Registrador Eletrônico de Ponto Convencional;
- REP-A: Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo;
- REP-P: Registrador Eletrônico de Ponto via Programa.
Isso, portanto, facilitou a implementação do registro nas organizações. Além disso, também permitiu às empresas utilizarem tecnologias mais avançadas, e isso abre novas possibilidades para o registro de ponto ser implementado de forma mais moderna e eficaz.
Qual é o melhor tipo de registro de ponto para seu negócio?
Mesmo com padrões e normas, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para escolher o melhor tipo de registro de ponto para o seu negócio. Confira alguns métodos, e veja qual se encaixa melhor ao seu quadro de funcionários.
Controle de ponto digital on-line é a melhor forma de realizar a marcação.
Indicado por ser uma ferramenta moderna, econômica e adaptável onde as empresas não precisam dispor de equipamentos para adquiri-lo. O registro de ponto digital é adaptável para todo o tamanho de empresa e número de funcionários, dessa forma, os colaboradores e os gestores podem instalar um aplicativo nos seus smartphone, tablet ou computador e acompanhar de forma coletiva ou individual a sua rotina de trabalhado, registrando no app de forma coletiva ou individual as entradas e saídas durante a jornada de trabalho.
Reconhecimento facial
Ele é indicado para evitar qualquer tipo de fraude. Portanto, ele é efetuado por meio de registro fotográfico, ou seja, cadastra-se a foto do funcionário no sistema e na hora da leitura facial, essa forma de realizar o registro também está disponível para o sistema de ponto digital.