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CID Z76.5: colaborador que mente sobre doença

CID Z76.5: a utilização do código em atestado para informar sobre colaborador que mente sobre doença e suas implicações nas empresas.

O CID Z76.5 é utilizado por médicos para comunicar à empresa sobre o colaborador que mente sobre doença. A utilização de atestado é permitida, conforme as resoluções do Conselho Federal de Medicina. E o CID, Classificação Internacional de Doenças, é um código que identifica o tipo de doença para o qual está sendo disponibilizado o atestado médico. Este, é utilizado para justificar ausência no trabalho, seja por período do dia, o dia inteiro ou mais dias, como um afastamento por doença ou condição médica mais grave.

Porém, quando o médico percebe que a pessoa está fingindo uma doença, a utilização do CID Z76.5 informa para a empresa sobre uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Ou seja, para faltar ao trabalho, ficar de folga. A busca por atestados sem o real direto ao benefício, por fingir doença, é mais comum do que se imagina. Por isso, é essencial estar sempre atento a algumas questões, como o excesso de atestados e afastamentos por doenças.

Infelizmente, a utilização de atestados médicos falsos por parte de alguns funcionários é uma realidade enfrentada por muitas organizações. Tal problema, ao mesmo tempo, em que diminui a confiança da empresa em relação ao colaborador, também compromete a produtividade na empresa.

Por isso, vamos explorar em detalhes o CID Z76.5, um código que classifica pessoas fingindo doença, e discutir amplamente as ações que as empresas podem e devem tomar ao identificar colaboradores que recorrem a essa prática desonesta.

Compreendendo o CID Z76.5

O CID Z76.5 é uma classificação médica que se concentra em indivíduos que fingem estar doentes ou simulam doença. Os profissionais de saúde usam este código para registrar casos em que um paciente procura consultas ou atestados médicos sem realmente ter uma condição médica legítima.

As empresas devem identificar casos de colaboradores que recorrem ao CID Z76.5 para manter o ambiente de trabalho mais íntegro e garantir que os recursos e benefícios sejam distribuídos a quem realmente precisa deles.

Reconhecendo o Uso de Atestados Falsos

O uso de atestados médicos falsos é claramente um comportamento desonesto e incompatível com a ética de trabalho, o que prejudica não apenas a empresa, mas também os colegas de trabalho e a própria reputação do funcionário. Dessa forma, os gerentes devem estar atentos aos sinais de falsificação de atestados, como:

  1. Padrões repetidos de ausência que estão relacionados a períodos de alta demanda ou eventos pessoais do colaborador.
  2. O atestado pode conter inconsistências em datas, assinaturas ilegíveis ou informações médicas vagas.
  3. Não houve comunicação prévia sobre a ausência devido a questões de saúde, e o funcionário só apresentou o atestado após o período de afastamento.

Ações Corretivas na Empresa

Ao identificar um colaborador que está utilizando atestados falsos para justificar sua ausência, a empresa deve agir com firmeza e diligência. Além disso, pode tomar algumas medidas, como:

  1. Investigação Interna: Realizar uma investigação interna é fundamental. Ou seja, antes de tomar medidas disciplinares, é necessário obter evidências sólidas que respaldem a acusação de uso de atestado falso, como a falta comunicação prévia sobre a ausência devido a questões de saúde.
  2. Conversa Direta: Uma abordagem inicial pode ser uma conversa direta e confidencial com o colaborador suspeito. Isso lhe dará a oportunidade de explicar sua conduta e, se for verídico, fornecer provas médicas legítimas.
  3. Consultar Jurídico: Consulte o departamento jurídico da empresa antes de tomar medidas disciplinares para garantir que todas as etapas estejam de acordo com as leis trabalhistas.
  4. Afastamento por Justa Causa: A empresa tem o direito de tomar medidas disciplinares, incluindo o afastamento por justa causa do colaborador, se a investigação comprovar o uso de atestado falso. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê que a quebra de confiança entre as partes é motivo para rescisão contratual com essa fundamentação.
  5. Registro Documental: Mantenha registros detalhados de todo o processo, incluindo comunicações com o colaborador, pesquisas realizadas e evidências coletadas.

Ações Preventivas para evitar o problema

Desenvolver um ambiente de trabalho saudável, com abertura de diálogo e comunicação entre funcionários, líderes e departamentos importantes como o RH e DP é essencial para evitar maus comportamentos, como a utilização de atestados falsos. Assim, é possível diminuir a incidência do problema por meio de comunicados da empresa sobre transparência e ética nas relações de trabalho. A empresa também pode iniciar esse estímulo sobre boas práticas, inclusive no processo de onboarding, ou seja, na integração do funcionário na empresa.

Conclusão

A confiança mútua entre a empresa e os funcionários é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. De maneira que uso de atestados falsos prejudica a confiança e a integridade da equipe. Nesse sentido, as empresas podem proteger seus interesses e manter um ambiente de trabalho ético e transparente ao aprender o CID Z76.5 e estar atento aos sinais de uso de atestados falsos.

Portanto, as empresas estão cada vez mais atentas à detecção e punição desses comportamentos em um esforço para manter um ambiente de trabalho limpo e saudável.

A integridade e a eficácia operacionais de uma organização dependem da aplicação de medidas disciplinares adequadas, incluindo afastamento por justa causa, quando necessário.

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Líder na Pontua, e especialista em controle de jornada. Contador, professor universitário. Possui MBA em Contabilidade e Direito Tributário e Gestão de Projetos e Processos, ao longo da sua trajetória, liderou times de inovação no setor de tecnologia e fundou uma empresa contábil. No blog da Pontua fala sobre departamento pessoal, contabilidade, rotinas e processos que agregam produtividade e economia de custo nas empresas.

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