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Bem-estar como benefício para colaboradores

O bem-estar como benefício para colaboradores já é amplamente utilizado em diversas empresas no mundo, incluindo no Brasil. Afinal, atualmente,…

O bem-estar como benefício para colaboradores já é amplamente utilizado em diversas empresas no mundo, incluindo no Brasil.

Afinal, atualmente, o bem-estar dos colaboradores é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa. O ambiente de trabalho deixou de ser apenas um lugar onde as pessoas cumprem suas funções e passou a ser um espaço de crescimento pessoal e profissional.

Por isso, cada vez mais, empresas estão oferecendo benefícios para colaboradores voltados para a sua satisfação e felicidade, como planos para utilização de academias, terapias, programas de saúde mental e atividades físicas. Esses benefícios são mais do que simples “extras”; são investimentos estratégicos que trazem retornos significativos tanto para o empregador quanto para o empregado.

Sendo assim, vamos explorar como as empresas, e principalmente, o Departamento de Recursos Humanos, estão utilizando essa estratégia para atrair e reter funcionários talentosos.

Momento de reconhecimento de uma colaboradora, em seu trabalho

A Importância do bem-estar na empresa

A ideia de bem-estar empresarial vai além de apenas garantir que os funcionários estejam felizes. Ou seja, ofereça uma variedade de políticas e práticas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Em vista disso, o aumento da produtividade, a redução do absenteísmo e a criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso são coisas que as empresas que adotam medidas de RH para o bem-estar de seus funcionários percebem rapidamente.

Os negócios podem promover o bem-estar de seus funcionários de várias formas. Assim sendo, as empresas podem ofertar benefícios como academias no local de trabalho, programas de refeições saudáveis e sessões de terapia, entre outros. Benefícios como essas tornam os funcionários mais motivados a trabalhar em um lugar onde se sentem valorizados.

Benefícios voltados para colaboradores: um investimento inteligente

Academias e Programas de Atividade Física

Uma das maneiras mais populares de aumentar o bem-estar da empresa é inscrever funcionários em academias ou fazer parcerias com academias externas. Portanto, o exercício regular melhora a saúde geral, diminui o estresse e aumenta a energia. Além disso, os funcionários que têm acesso a atividades físicas em seu local de trabalho tendem a se sentir mais produtivos e energizados ao longo do dia.

Terapia e Apoio à Saúde Mental

A saúde física e mental são vitais. Por isso, o bem-estar dos funcionários é considerado muito importante. Então, as empresas oferecem terapia ou atendimento psicológico como auxílio no combate ao estresse, por exemplo. Essas ações de RH para bem-estar de profissionais melhoram o clima organizacional e o desempenho individual, reduzindo problemas como ansiedade e depressão.

Programas de Alimentação Saudável

Uma excelente maneira de garantir que os funcionários se sintam bem é promover uma alimentação saudável. A saúde dos funcionários melhora nas empresas que incentivam os funcionários a comer alimentos saudáveis, como frutas e snacks saudáveis. O consumo de alimentos saudáveis tem um impacto direto na disposição e na capacidade de concentração, que são fatores importantes para a produtividade.

Flexibilidade de Horários e Trabalho Remoto

Cada vez mais profissionais valorizam a flexibilidade no horário de trabalho e a oportunidade de trabalhar em casa. Os funcionários podem equilibrar melhor suas vidas pessoais e profissionais com esses benefícios, o que reduz o estresse e aumenta o bem-estar. A flexibilidade dessa empresa mostra que ela confia em seus funcionários e valoriza seu tempo, fortalecendo a relação empregador-empregado.

Espaços de Descompressão

Os funcionários podem encontrar lugares para relaxar durante o trabalho, como salas de descanso ou espaços verdes. Ou seja, locais para descompressão de estresse e cansaço mental. Dessa forma, esses locais são vitais para recarregar a energia e voltar ao trabalho com mais criatividade e foco. Uma excelente ação de RH para o bem-estar dos funcionários é estabelecer esses locais dentro da empresa, criando uma cultura de cuidado e atenção ao bem-estar.

Colaboradores praticando ginástica laboral no trabalho

Como o bem-estar na empresa beneficia a todos

Funcionários mais felizes produzem mais. Portanto, a implementação de benefícios voltados para o bem-estar não é apenas uma tendência; é uma estratégia de negócios que beneficia verdadeiramente os funcionários e a empresa.

A qualidade de vida dos funcionários melhorou significativamente, bem como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a saúde mental e física. Essas circunstâncias aumentam a satisfação no trabalho e o envolvimento com a empresa.

Os benefícios para o empregador também são notáveis. Ou seja, o bem-estar de seus funcionários reduz o absenteísmo, a rotatividade e a produtividade. Além disso, garantir o bem-estar dos funcionários fortalece a reputação de uma empresa como empregadora, atraindo talentos e mantendo os melhores funcionários.

Portanto, empresas que se preocupam com seus funcionários criam ambientes de trabalho positivos, onde os funcionários se sentem valorizados e estão motivados a fazer o melhor que podem. O resultado desse investimento é um ambiente de trabalho mais coeso, com menos conflitos e maior cooperação entre as equipes.

Colaboradora feliz em seu ambiente de trabalho

Conclusão

O bem-estar corporativo não é apenas um benefício; é uma necessidade no mundo moderno. Dessa maneira, uma estratégia inteligente é oferecer benefícios voltados para o bem-estar, como academias, terapias e programas de saúde mental, para beneficiar tanto os funcionários quanto a empresa.

Assim, investir no bem-estar é necessário para garantir um ambiente de trabalho mais produtivo, equilibrado e, acima de tudo, humano. As empresas que entendem o valor dessas ações de RH para o bem-estar dos profissionais estão avançando para um futuro mais saudável e próspero para todos.

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Analista de Marketing, publicitária especialista em marketing estratégico pela UFG, possui mais de 5 anos de experiência, passando pelo mercado de agências de publicidade e varejo. Atualmente, é responsável pela estratégia e produção de conteúdo da Pontua. No Blog, fala sobre gestão de pessoas, liderança, marca empregadora e comunicação interna.

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