fbpx

Skills based hiring: contratação por habilidades

Skills based hiring, ou contratação por habilidades, é uma das tendências que tem sido utilizada recentemente pelas empresas para a…

Skills based hiring, ou contratação por habilidades, é uma das tendências que tem sido utilizada recentemente pelas empresas para a contratação e escolha de candidatos mais recentemente. A importância de soft skills, habilidades comportamentais, e mad skills, que correspondem a habilidades, hobbys e talentos pessoais, ainda é grande.

Porém, a contratação baseada em habilidades (ou skills based hiring) está ganhando destaque, embora a prioridade tradicional tenha sido o currículo e a formação acadêmica. Logo, esse método concentra-se nas hard skills dos candidatos, alinhando suas habilidades técnicas às necessidades da empresa, independentemente de sua formação ou carreira.

Colaboradores em reunião

O que é o Skills Based Hiring?

A seleção baseada em habilidades é um processo de contratação e seleção que prioriza as habilidades técnicas dos candidatos. Dessa forma, essa abordagem avalia a verdadeira capacidade do candidato para realizar as tarefas específicas do cargo, em vez de apenas considerar diplomas e experiência. Então, isso permite uma atração de talentos mais eficaz e alinhada com os objetivos estratégicos da organização.

A evolução da contratação

O recrutamento de candidatos sempre deu prioridade para currículos com empregos em empresas importantes, cheios de diplomas e qualificações. Mas, essas práticas começaram a mostrar suas limitações. O histórico acadêmico de um candidato por si só não garante que ele tenha as habilidades necessárias para desempenhar um bom trabalho. Além disso, muitas pessoas adquirem habilidades não acadêmicas por meio de cursos online, workshops ou projetos pessoais. Ou seja, na prática. Dessa forma, entram as habilidades técnicas adquiridas.

Vantagens do Skills Based Hiring

Ao adotar o skills based hiring, a empresa adquire diversas vantagens tanto para ela quanto para os candidatos:

  1. Aumento da Diversidade: As organizações podem atrair uma gama de candidatos mais diversificados focando nas habilidades. Sendo assim, pessoas de várias origens e formações podem ter as habilidades especializadas necessárias, o que leva a um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.
  2. Redução de Preconceitos: Este método ajuda a reduzir preconceitos subconscientes que podem surgir quando as avaliações são limitadas ao histórico acadêmico ou profissional de uma pessoa. O processo é mais justo porque as habilidades são medíveis e objetivas.
  3. Eficiência na Seleção: A atração de talentos baseada em habilidades acelera o processo de recrutamento e reduz os custos associados porque permite identificar candidatos que realmente possuem as habilidades necessárias.
  4. Melhor Performance no Trabalho: Contratar com base em hard skills garante que os funcionários estejam prontos para contribuir desde o primeiro dia, o que reduz o tempo e os recursos necessários para treinamento.

Implementando a Contratação por Competências

Definição de Competências

O primeiro passo para implementar o recrutamento baseado em habilidades é definir claramente quais são as habilidades necessárias para cada cargo. Logo, isso deve ser feito por meio de uma análise cuidadosa das responsabilidades e funções atribuídas a cada cargo. Dessa maneira, a empresa permitirá a identificação das habilidades técnicas necessárias para o sucesso.

Criação de Testes Práticos

É fundamental criar testes práticos que permitam aos candidatos demonstrar suas habilidades para avaliar as hard skills que possuem. Desse modo, esses testes podem incluir desde tarefas de trabalho específicas até simulações de problemas no trabalho que eles devem resolver diariamente.

Entrevistas Estruturadas

Uma excelente maneira de complementar os testes práticos são as entrevistas estruturadas. Perguntas específicas devem ser feitas durante a entrevista para avaliar como o candidato aprendeu e aplicou suas habilidades em situações anteriores.

Ferramentas e Tecnologias

Existem várias ferramentas e tecnologias que podem ajudar na implementação da contratação baseada em habilidades técnicas. Nesse sentido, plataformas como a Codility para desenvolvedores e HackerRank para programadores oferecem testes padronizados que ajudam a avaliar de forma objetiva as habilidades dos candidatos. Ou seja, a empresa consegue testar de fato as competências que o candidato apresenta.

Cases de Sucesso

Google

A Google é um exemplo clássico de empresa que usa contratação baseada em habilidades. A empresa prioriza as habilidades práticas sobre os diplomas. Eles selecionam candidatos com habilidades especializadas por meio de entrevistas comportamentais, análise de problemas e testes de codificação.

IBM

A IBM também é conhecida por atrair talentos com base em habilidades. A organização criou programas específicos para capacitar e certificar indivíduos em campos técnicos, independentemente de sua formação acadêmica. Como resultado, a IBM pode atrair e contratar talentos de várias origens, aumentando a diversidade de habilidades em sua força de trabalho.

PontoTel

A PontoTel é uma empresa no Brasil que usa o emprego baseado em habilidades. A empresa explica como priorizou as habilidades técnicas dos candidatos por meio de testes práticos e entrevistas estruturadas, em um artigo chamado “Contratação baseada em habilidades: entenda o que é e como a contratação baseada em habilidades está transformando o recrutamento e seleção”. Essa estratégia permitiu que a PontoTel atraísse profissionais mais diversificados e qualificados.

candidatos a vaga de trabalho realizando um teste de proficiência

Conclusão

A contratação baseada em habilidades está mudando como as empresas selecionam e escolhem talentos. Estas podem focar nas hard skills e atrair talentos com base em habilidades para criar equipes mais competentes e diversificadas, reduzir a discriminação e melhorar a eficiência dos processos de recrutamento. As empresas não só aumentam suas chances de sucesso, mas também contribuem para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo ao implementar esta estratégia.]

A contratação baseada em habilidades é, sem dúvida, uma decisão estratégica que pode trazer inúmeras vantagens, tanto a curto quanto a longo prazo. Portanto, se sua organização ainda não pensou em implementar essa abordagem, agora é o momento de começar a planejar e implementar essa mudança no seu processo de recrutamento e seleção.

Esse conteúdo foi útil para sua empresa? Então, sabia que nosso sistema Ponto Remoto ajuda a ter o controle de horas registradas com total segurança e confiança. Você pode contar com a ajuda da nossa tecnologia de controle de ponto remoto. Descubra todas as vantagens incríveis em http://pontua.com.br/funcionalidades.

Quer saber mais sobre essas áreas de novidades?

Continue acompanhando nosso blog.


Líder na área de gestão, marketing e tecnologia. Engenheiro da computação (UFG-GO), com mais de 12 anos de experiência em setores como tecnologia, serviços, engenharia e indústria. Ao longo da sua trajetória, fundou e estruturou várias empresas e no Blog da Pontua fala sobre empreendedorismo, gestão de pessoas e soluções para alavancar o crescimento das empresas.

Voltar ao topo