fbpx

Férias coletivas no recesso de Fim de Ano!

Férias coletivas no Fim de Ano: os benefícios do recesso em dezembro tanto para os funcionários quanto para as empresas.

pessoas se preparando para fazer uma viagem de férias

As férias coletivas no Fim de Ano são um benefício tão desejado em dezembro quanto o 13º salário para quase todos os funcionários. O Natal e o Réveillon são datas especiais, as pessoas sorriem mais e as famílias se reúnem para comemorar o fim do ano.

No final de ano as empresas costumar realizar uma ação que faz para todos os funcionários e para a própria organização. São as férias coletivas, também conhecidas como recesso de fim de ano.

A possibilidade de ter uma folga de 5 dias em média, chegando a até 10 dias em algumas empresas, é muito esperada. Os funcionários podem viajar, visitar a família que mora longe e ainda aproveitar as festividades de Natal com mais tranquilidade. Para alguns abre o precedente até para passar o Réveillon em outra cidade. As ações estratégias do DP e RH são muito importantes como benefícios para a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, como já falamos no nosso blog.

Bem, de acordo com o Artigo 139 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as férias coletivas consistem na concessão simultânea do benefício a todos os empregados de uma empresa ou aos funcionários de determinados setores da organização. Ela pode acontecer entre 23 de dezembro a 01 de janeiro. Porém, é mais comum entre os dias 26 e 01 de janeiro.

Na sua empresa, existe também este recesso? 

O QUE A LEI FALA DAS FÉRIAS COLETIVAS

Bem, de acordo com o Artigo 139 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as férias coletivas consistem na concessão simultânea do benefício a todos os empregados de uma empresa ou aos funcionários de determinados setores da organização.

Elas geralmente ocorrem entre o Natal e o Ano Novo, ou até mesmo no Carnaval, quando os estoques aumentam, mas a procura diminui. As férias coletivas de fim de ano trazem benefícios tanto para os funcionários quanto para a própria empresa.

Essa pausa estratégica promove o bem-estar dos funcionários, fortalece a relação empresa-equipe e economiza para o negócio.

pessoas organizando uma viagem de férias devido as férias coletivas que a empresa concedeu

Recesso no Fim de Ano: descanso para os funcionários

O estresse acumulado por 12 meses na realização das atividades profissionais pode ser amenizado com as férias coletivas no fim de ano.

  • Descanso: Durante as festividades de fim de ano, as pessoas buscam descanso e renovação ao lado de seus entes queridos. Instituir férias coletivas permite que os funcionários se desconectem do trabalho, recarreguem as energias e voltem ao trabalho com ânimo renovado. Portanto, mais produtivos para começar o ano com ainda mais empenho nas suas atividades.
  • Reunião Familiar: No fim de ano ocorrem muitas reuniões familiares e celebrações. Ao oferecer férias coletivas, a empresa reconhece a importância desses momentos, fortalecendo laços familiares e contribuindo para o bem-estar emocional dos colaboradores.

Recesso no Fim de Ano: economia para a empresa

As férias coletivas no fim de ano trazem muitos benefícios para a empresa, com a paralisação temporária das atividades. Sendo assim, ela pode tanto reduzir custos com energia, quanto fazer manutenções necessárias e equilibrar as finanças.

  • Redução de Custos Operacionais: Durante o recesso coletivo, muitas empresas escolhem diminuir suas operações, o que pode economizar dinheiro com energia, manutenção e outros gastos. Essa contribuição para a saúde financeira é notável, especialmente em um período propício para investimentos estratégicos.
  • Benefício ambiental: Ao promover férias coletivas, as empresas também podem adotar práticas sustentáveis. A redução da atividade operacional pode ter um impacto positivo no meio ambiente, fortalecendo a imagem social da empresa.
  • Manutenção de Talentos: A promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como as férias coletivas, contribui para a satisfação dos funcionários. Sendo assim, colaboradores mais satisfeitos são mais propensos a permanecer na empresa, resultando em uma maior retenção de talentos.
  • Produtividade e Criatividade: O descanso é fundamental para o desempenho profissional. Portanto, com as férias coletivas, os funcionários podem se desconectar do trabalho, resultando em um retorno mais produtivo e criativo.

COMO APLICAR AS FÉRIAS COLETIVAS

As férias coletivas de fim de ano representam uma prerrogativa exclusiva do empregador, dispensando qualquer solicitação ou consentimento do empregado. Por isso, antes de concedê-las, a empresa deve consultar o acordo coletivo do sindicato para determinar o período permitido. Sendo assim, se não houver previsão, a empresa decide a data mais adequada, observando diversos procedimentos legais. Confira as etapas necessárias:

  • Notificar o Ministério Público do Trabalho local com pelo menos 15 dias de antecedência. É necessário informar o início e o término das férias coletivas, bem como os locais ou setores afetados;
  • O empregador deve enviar ao sindicato uma cópia da comunicação encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego. Esse documento deve detalhar os dias e setores abrangidos pelas férias coletivas;
  • Alertar os empregados com 30 dias de antecedência, por meio de avisos afixados no quadro da empresa. Essa comunicação deve informar sobre a data de início e término das férias coletivas, assim como o lugar ou setor envolvido;
  • Realizar as devidas anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social dos funcionários (CTPS).

Microempresas e empresas de pequeno porte têm procedimentos simplificados, mas devem cumprir com as obrigações fiscais, sociais e fundiárias. Se um funcionário quiser, pode pedir ao chefe para tirar o resto das férias em outra época, contanto que esteja no período permitido.

Férias coletivas no Fim de Ano: os benefícios do recesso em dezembro tanto para os funcionários quanto para as empresas.

CONCLUSÃO

Ou seja, as férias coletivas no fim de ano não são apenas uma pausa nas atividades. Mas, também, uma estratégia inteligente para promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso fortalece laços familiares, retém talentos e gera economia para a empresa. 

Ao perceber a importância do descanso no final do ano como um período de relaxamento, as empresas não apenas investem no bem-estar de seus colaboradores. Elas também cultivam um ambiente de trabalho saudável e sustentável, contribuindo para o sucesso a longo prazo. 

Portanto, que tal considerar as férias coletivas como um presente para a empresa e seus funcionários neste fim de ano?

Se este conteúdo foi útil, saiba que a Pontua trabalha o ano todo para trazer mais produtividade para sua empresa. Você, que trabalha no RH e DP, pode conhecer a nossa tecnologia do Controle de ponto remoto. Acesse nossa página pontua.com.br/funcionalidades e descubra todos os benefícios incríveis.

Quer saber também mais novidades dessas áreas? Então, acompanhe nosso blog e fique por dentro!


Especialista em redação publicitária, com expertise em produção de conteúdo, com 12 anos de experiência, já tendo atuando em agências e departamentos de Marketing. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Faculdade Cambury. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Pontua e é responsável pela produção de textos do blog. Escreve sobre gestão de pessoas e empresas, mercado, departamento pessoal e recursos humanos.

Voltar ao topo