fbpx

Quais as principais funções dos líderes de equipe

Compreender as principais funções dos líderes de equipe é fundamental tanto para quem os contrata quanto para eles, pois com…

As principais funções dos líderes

Compreender as principais funções dos líderes de equipe é fundamental tanto para quem os contrata quanto para eles, pois com tudo bem definido a empresa crescerá muito mais. 

A liderança, no entanto, ultrapassa a severidade e o autoritarismo conhecidos em tempos passados. Ela acontece por meio de reconhecimento de talentos, pelo trabalho feito em equipe e compartilhamento de informações.

Se você quiser ser um líder ou contratar um para a sua empresa é necessário, portanto, entender as responsabilidades que envolvem esse cargo e de que maneira deve-se proceder.

Líderes feminina de equipes

Quais são as funções dos líderes de equipe?

Um líder de equipe é a pessoa que tem a função de guiar um grupo durante determinada iniciativa ou direcionamento para uma meta específica.

Ele é encarregado pela criação de um ambiente de trabalho com mais colaboração. Este também é responsável por direcionar determinado projeto ou programa.

Deve exercer, portanto, o poder de motivar a equipe e fazer conhecer os objetivos da empresa. Por este motivo, é fundamental que ele tenha algumas características que possam dar estímulo ao desenvolvimento de suas equipes, cumprindo, assim, o seu papel de líder. 

A essência de uma liderança é composta por funções que devem fazer parte do ponto principal de qualquer programa destinado ao desenvolvimento de líderes. São elas:

  • Ser a representação da empresa diante da equipe liderada;
  • Formar e desenvolver a equipe;
  • Cabe ao líder a definição da estratégia, elaboração de planos e a garantia da sua execução;
  • Ouvir;
  • Gerar relacionamentos saudáveis;
  • Dar incentivo às mudanças.

Funções dos líderes de equipe – Ser a representação da empresa diante da equipe liderada

O líder de equipe deve ser a representação da empresa

No momento em que uma pessoa assume uma posição de liderança ela praticamente representa a própria empresa.

Isto quer dizer que ele precisa conhecer, praticar e espalhar as suas políticas, normas, procedimentos, cultura, valores, princípios, suas estratégias e objetivos agindo como um exemplo a ser seguido.

Nestas atividades se incluem também as políticas de RH que são os critérios para o aumento de salário dos funcionários, as regras a serem seguidas para novos cargos, normas para promoção, entre outros.

Muitas vezes, contudo, os profissionais se desmotivam por terem suas expectativas frustradas geradas pelos seus líderes que prometem aumento de salário, promoções, plano de carreira, que a empresa talvez não possa cumprir.

Este tipo de atitude faz com que seja afetada a produtividade das pessoas, o clima e impacta a motivação. Por este motivo, o líder precisa estar ciente de sua grande responsabilidade ao assumir este cargo.

Funções dos líderes de equipe – Formar e desenvolver a equipe

É necessário que haja uma parceria entre o setor de RH e as lideranças. O maior responsável pela seleção dos profissionais que tenham o perfil adequado para a montagem da equipe é o líder. Ele deve, portanto, comunicar a sua escolha ao RH.

O objetivo deve ser a formação de um grupo onde seus membros completam um ao outro, gerando uma equipe com alta performance.

Cabe ao líder a definição da estratégia, elaboração de planos e a garantia da sua execução

Todas as camadas de hierarquia de gestão deveriam se envolver nesta função. Desse modo, a cúpula mais alta se encarrega de definir as direções estratégicas e os maiores objetivos.

Depois disso, a parte gerencial faz o desdobramento direcionando estas metas para cada área funcional, a fim de traçarem o plano de ação.

Finalmente, a liderança será encarregada pela condução das equipes para executarem seus planos. Se, contudo, houver negligência da alta cúpula, todo esse processo ficará completamente comprometido.

Ouvir

A mais importante habilidade dentre as funções de um líder é saber ouvir os seus funcionários. Não haverá, portanto, empatia com as outras pessoas se não escutá-las primeiro.

Na maior parte das vezes, os chefes se esquecem que é muito mais produtivo quando ele simplesmente não dá ordens. A base de qualquer comunicação saudável é a escuta ativa e isto serve para todas as situações da vida.

Mostrando-se interessado pelos outros, fazendo com que se sintam importantes, automaticamente os membros da sua equipe oferecerão o melhor deles.

Gerar relacionamentos saudáveis

Um bom líder deve ser capaz de criar relações com base na confiança no momento de definir metas para a equipe, traçar um planejamento estratégico ou apresentar ideias.

Essa confiança precisa ter reciprocidade. Do mesmo modo como os membros da equipe confiam no seu líder, este também deve deixá-los trabalhar com autonomia.

Um líder deve formar uma equipe com relacionamentos saudáveis

Dar incentivo às mudanças

Um fator importante para o crescimento de uma empresa é a mudança. Sem uma melhoria é impossível evoluir e isso um bom líder precisa saber muito bem.

Ele deve incentivar os seus colaboradores a adquirirem uma mentalidade aberta favorável às mudanças e ao crescimento para que a empresa obtenha mais êxito no futuro.

Para uma empresa prosperar ela não pode ficar presa em padrões antigos, pois as ferramentas, ideias e estratégias estão sempre evoluindo no mercado. Usar a tecnologia, que hoje em dia está presente em tudo, é uma excelente opção que deve-se levar em conta.

O líder deve ser uma pessoa que conduza a equipe ao progresso, oferecendo oportunidades de treinamento e capacitação.

Conclusão

Como você pode perceber, de certo modo, as principais funções dos líderes de equipe e as principais características estão relacionadas ao aspecto humano. Eles devem possuir o poder de inspirar atitudes, mobilizar esforços e, dessa maneira, transformar vidas.

Pode-se dizer que o líder da equipe é um profissional fundamental dentro das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes, dos mais diferentes segmentos do mercado.

Com a presença de um bom líder, a organização ganha em produtividade, lucros e evita, assim, um alto nível de rotatividade entre os funcionários. Não comprometendo, então, a qualidade no serviço e do seu produto final.

As funções que um líder deve ter são: conseguir representar a empresa diante da equipe, formar e desenvolver a mesma, definir estratégias, elaborar planos e garantir a sua execução.

Não deixar, portanto, de ouvir seus colaboradores, gerar relacionamentos saudáveis e incentivar as mudanças.

Conseguindo realizar todas essas atividades, a empresa terá um bom líder que se preocupa com o bem estar de seus funcionários, levando a empresa a ter muito sucesso.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos interessantes, acesse nosso site.


Analista de Marketing, publicitária especialista em marketing estratégico pela UFG, possui mais de 5 anos de experiência, passando pelo mercado de agências de publicidade e varejo. Atualmente, é responsável pela estratégia e produção de conteúdo da Pontua. No Blog, fala sobre gestão de pessoas, liderança, marca empregadora e comunicação interna.

Voltar ao topo