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Como fazer um modelo de advertência empresarial?

Você está tendo algum tipo de problema com algum funcionário? Precisa aplicar uma advertência verbal ou escrita? Então, confira aqui…

Modelo de advertência

Você está tendo algum tipo de problema com algum funcionário? Precisa aplicar uma advertência verbal ou escrita? Então, confira aqui como fazer um modelo de advertência na sua empresa de forma correta.

É normal que em algum momento o funcionário chegue atrasado, ou cometa algum excesso ligado a empresa, afinal, todos nós estamos expostos a algum tipo de contratempo.

Porém, quando esse tipo de ocorrência fica recorrente ou o funcionário descumpre alguma regra da empresa, pode ser um motivo para que o empregador aplique a ele uma advertência para resolver o problema.

Portanto, é de suma importância que a empresa saiba como lidar com esse tipo de situação, e evitar desgastes com os funcionários e futuras ações judiciais. Para isso, a advertência empresarial é um recurso legal a ser utilizado. Entenda como aplicá-la.

Advertência empresarial o que é?

Para você entender da melhor forma, uma advertência empresarial é bem parecida com uma advertência escolar. Ou seja, é um tipo de punição aplicada por um supervisor para alertar a pessoa que ela infringiu alguma regra, ou então que ela se comportou de maneira errada no ambiente onde ela está inserida.

Uma advertência no ambiente de trabalho nada mais é do que uma forma de mostrar ao funcionário que ele está errando em algo que diz respeito ao seu trabalho dentro da empresa.

Portanto, o gestor junto ao RH, deve corrigir a imprudência junto ao funcionário, e ceder mais uma chance para que ele possa mudar o seu comportamento.

Em último caso, se o funcionário não mudar o seu comportamento e se tornar reincidente, o empregador pode demiti-lo por justa causa e as advertências podem ser provas do mau comportamento.

O que diz a CLT sobre aplicar advertências?

Em primeiro lugar, o empregador precisa saber que antes de aplicar qualquer tipo de advertência a um integrante da empresa, isso precisa ser feito de forma correta. Nesse caso, ele precisa agir dentro da lei.

Embora na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não conste uma lei específica sobre esse assunto, o artigo 493 afirma que : “ É considerada falta grave a prática de qualquer dos fatos a que se refere o art. 482, quando por sua repetição ou natureza representem séria violação dos deveres e obrigações do empregado”.

Com base nesse artigo, podemos entender que o funcionário deve receber uma advertência quando ele infringe as leis que constam na CLT, ou as regras e valores impostas pelo estabelecimento.

Como o empregador deve aplicar uma advertência da maneira correta

Modelo de advertência

Às vezes, no calor da emoção ou perante o ocorrido, pode acontecer de o empregador, gestor ou supervisor de uma empresa chamar a atenção do funcionário de forma errada.

Por exemplo: falar sobre erro em tom de voz alto ou aplicar a advertência na presença de outras pessoas que não sejam testemunhas do ocorrido.

Esse tipo de ocorrência não deve acontecer durante a aplicação de uma advertência. Além disso, existem outros inúmeros casos que podem causar constrangimento ao funcionário, sendo necessário ao empregador se atentar a isso.

Para realizar a advertência verbal ou escrita, o empregador deve estar ciente do que está fazendo. E, então convocar o funcionário a comparecer no RH, ou em local que seja reservado e longe de outras pessoas da empresa.

O RH ou gestor, portanto, irá advertir o funcionário e informar de que ele receberá uma advertência pela sua atitude.

Importante que o RH ou o gestor esclareça o porquê de o funcionário estar recebendo uma advertência, seja ela por qualquer motivo que infrinja a cultura da empresa ou as regras estabelecidas por ela.

Ao explicar o motivo da advertência, é preciso orientar o funcionário de forma que não venha repetir o mesmo erro outras vezes.

Tomar os devidos cuidados ao aplicar uma advertência, evita que o funcionário venha a acionar a empresa judicialmente no futuro. Seja por assédio moral, humilhação, entre outros motivos.

Para aplicar uma advertência empresarial, existem duas maneiras confira a seguir:

Modelo de advertência verbal

Uma advertência verbal é o primeiro alerta que o funcionário recebe sobre algo que ele está fazendo de errado no ambiente de trabalho. Nesse caso, se ele está tendo uma má conduta e indo contra as regras da instituição, receberá um alerta sobre o ocorrido verbalmente.

Modelo de advertência por escrito

Uma advertência por escrito é aplicada quando o mesmo funcionário é reincidente na infração e já recebeu a advertência verbal, mas o problema não foi resolvido.

Assim, o responsável ao aplicar a advertência por escrito vai imprimir duas cópias do documento, explicando ao funcionário que, por ter reincidido em seu erro, ele será advertido por escrito. Portanto, ele deve assinar as duas cópias, uma que ficará com a empresa e outra com ele.

Principais motivos que levam aplicar um modelo de advertência empresarial

Modelo de advertência

Existem inúmeros casos em que o funcionário precisa de advertência durante o expediente de trabalho. Porém, cabe ao empregador avaliar a situação e analisar o quão grave ela é, identificar o funcionário e ver qual advertência se enquadra no momento.

Confira os principais motivos para aplicar uma advertência empresarial:

  • Faltas e atrasos sem justificativa;
  • Agir com falta de respeito aos colegas ou gestor;
  • Fazer o uso de inverdades no ambiente de trabalho;
  • Ter um uso inadequado do uniforme de trabalho, ou roupas inapropriadas para o ambiente;
  • O não cumprimento das obrigações no trabalho;
  • Usar celular no trabalho sem permissão.

Se mesmo após a advertência verbal e por escrito, o funcionário torne a cometer o mesmo erro, a empresa poderá aplicar uma suspensão do trabalho.

O que a empresa pode fazer para evitar a aplicação de advertências?

Para reduzir o número de advertências, é importante que a empresa siga as regras estabelecidas na CLT. Assim como ter um sistema de registro de ponto eficaz, ou implementar um software de gestão para registrar a frequência do funcionário no trabalho, a fim de evitar atrasos e faltas.

Além disso, a empresa deve implementar o uso de políticas e regras no ambiente de trabalho para evitar as ocorrências e reincidências delas.

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Líder na área de gestão, marketing e tecnologia. Engenheiro da computação (UFG-GO), com mais de 12 anos de experiência em setores como tecnologia, serviços, engenharia e indústria. Ao longo da sua trajetória, fundou e estruturou várias empresas e no Blog da Pontua fala sobre empreendedorismo, gestão de pessoas e soluções para alavancar o crescimento das empresas.

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