A legislação trabalhista do Brasil exige que estabelecimentos que tenham número igual, ou acima de 20 funcionários, devem aderir uma forma de registro de entrada e saída dos funcionários, e assim mapear a sua jornada de trabalho.
As informações do registro de ponto, portanto, servem para que o departamento pessoal e RH faça um trabalho eficiente na hora de contabilizar as horas trabalhadas.
Apesar de ser obrigatório, o sistema de marcação de ponto fica à escolha do estabelecimento. Porém, na hora de optar pelo melhor tipo de registro, o empregador deve levar em consideração o que mais se adeque ao seu estabelecimento.
Veja os tipos de registro de entrada e saída a seguir.
Livro de ponto para registro de entrada e saída
Esse é um sistema manual e um dos mais baratos, feito de papel tem a forma de um livro e pode ser encontrado em papelarias.
No livro de ponto normalmente contém linhas e tabelas, onde ficam marcadas a entrada e saída dos funcionários, assim como pausas para o intervalo.
Nesse meio de registro, o próprio funcionário pode anotar a sua jornada de trabalho ou então o seu RH. Assim, é possível ter um controle da jornada de trabalho diário dos funcionários e saber quais tem faltado ao trabalho, ou os que chegaram atrasados.
O livro de ponto é um documento do estabelecimento, e por esse motivo precisa de uma armazenação em local seguro, a fim de evitar rasuras ou falsificações nas horas de saída, entrada e até faltas.
Chegando ao final do mês, o livro de ponto vai para o RH e a equipe faz a contabilidade das horas extras, se houver, analisa faltas, atrasos e faz o devido pagamento ao funcionário.
O funcionário, por sua vez, precisa conferir se está tudo certo e de acordo, e então assinar um papel confirmando que conferiu e concorda com as informações ali inseridas.
Relógio mecânico para registro de entrada e saída
Esse tipo de controle de ponto, também é um tipo de controle manual, precisa ser conferido atentamente pela equipe de departamento pessoal e RH.
Trata-se de um relógio junto a um sistema mecânico, nele o funcionário insere o seu cartão de papel no relógio que carimba a hora de saída e entrada no cartão de ponto.
O uso do relógio mecânico pode ser adotado por qualquer empresa, seja grande ou pequena, independentemente do número de funcionários que ela possua, mas não é recomendado devido a dificuldade de organização e gerenciamento.
Confira aqui as desvantagens do registro de ponto cartográfico.
Uso de crachás também pode ser incluído no sistema de entrada e saída
Esse sistema de registro de entrada e saída de funcionário já vem sendo adotado por empresas há algum tempo. Usado principalmente em grandes corporações onde há muitos funcionários.
O crachá é uma espécie de cartão de plástico e contém um chip inserido nele. O chip identifica o funcionário no sistema assim que ele passa na catraca de entrada e saída da empresa.
Para isso, a empresa deve cadastrar o colaborador no sistema, e toda vez que ele ingressar no trabalho ou sair ele passa o crachá no leitor e a catraca é liberada e é feito registro de ponto.
Uso da Biometria para registro de de ponto dos funcionários
O registro por impressão digital, ou seja, o biométrico, é o método mais utilizado nas empresas brasileiras.
O seu modo de funcionamento se parece com o registro mecânico. Possui a configuração da hora de entrada, saída e intervalos ajustada de acordo com a rotina de trabalho dos colaboradores ou turnos da organização.
Para implementar esse sistema, o empregador precisa fazer a adesão de um programa e cadastrar as digitais dos seus funcionários. Dessa forma, na hora de bater o ponto, o funcionário posiciona um dos dedos no leitor biométrico e faz o registro.
O sistema desse tipo de registro ao fim de cada mês, faz o cruzamento dos dados de cada colaborador e identifica as horas extras trabalhadas. Além disso, o programa também realiza o cálculo total das horas para a organização fazer o devido pagamento.
Registro de entrada e saída de funcionários on-line
De todos os tipos de registro de ponto, esse é o mais moderno. Para aderi-lo, o empregador precisa apenas instalar o programa em um dispositivo como tablet, smartphone ou computador.
O mesmo pode ser instalado no celular dos funcionários e assim que eles iniciarem a jornada de trabalho, sair ou fizerem intervalos, devem entrar no programa e bater o ponto assim como outro tipo de ponto qualquer.
O departamento pessoal ou RH, portanto, pré-cadastra uma jornada de trabalho no aplicativo de acordo com a necessidade da empresa. Então, assim que o funcionário bate o ponto, o sistema já efetua o apontamento das horas.
Então, ao fim de cada mês, o programa do aplicativo já tem todas as horas somadas de forma automática.
Além desses tipos de registros que citamos aqui, há outros registradores de pontos tão modernos e eficientes quanto o registro de ponto on-line, como, por exemplo, o reconhecimento facial e o registro de ponto por voz.
Gostou de conhecer os tipos de registro de entrada e saída de funcionários? Então, confira o nosso trabalho visitando o nosso site.