O desvio e acúmulo de função no dia a dia das empresas é mais comum do que se imagina. A busca pelo crescimento profissional, a grande competitividade em diversos mercados e a pressão por alto desempenho, muitas vezes, colocam profissionais em situação de conformidade com o aumento de tarefas e acúmulo de atividades.
Quando as responsabilidades dos funcionários não são claramente definidas ou quando a carga de trabalho não é distribuída de forma adequada, isso pode resultar em problemas no ambiente de trabalho. Muitas vezes, a medida que as tarefas excedem a área de atuação do profissional, estas são atribuídas como uma medida de economia por parte das empresas, ao sobrecarregar um único funcionário com múltiplas responsabilidades.
Assim, isso pode afetar negativamente os funcionários e a empresa. Particularmente, no que diz respeito ao cumprimento das leis trabalhistas
Além disso, o desvio e o acúmulo de funções não são tão semelhantes, mas têm características significativas que podem afetar negativamente o desempenho e a saúde financeira de uma empresa.
Por isso, vamos explorar o que são esses fenômenos, de que forma eles podem prejudicar uma empresa e o que pode ser feito para serem evitados.
O que é Desvio de Função no Trabalho?
Quando um funcionário é designado para realizar tarefas que não estão dentro de suas atribuições originais, isso é chamado de desvio de função. A falta de pessoal qualificado para realizar tarefas específicas ou a falta de um plano claro de quem deve realizar determinas ações é geralmente a causa disso.
Por exemplo, um assistente administrativo pode ser solicitado a lidar com tarefas relacionadas à contabilidade, mesmo que ele não tenha sido contratado para isso. Esse desvio pode causar sobrecarga de trabalho, estresse e uma redução na qualidade do serviço.
O que é Acúmulo de Função no Trabalho?
Por outro lado, obrigar um funcionário a realizar várias tarefas além de suas responsabilidades normais, configura como o acúmulo de função. No entanto, a empresa não o recompensa adequadamente. É possível que isso ocorra devido a uma reestruturação organizacional, falta de planejamento ou falta de funcionários.
Por exemplo, um gerente de vendas pode liderar uma equipe de vendas e também fazer relatórios financeiros e atendimento ao cliente. Sendo assim, o acúmulo de responsabilidades pode resultar em exaustão, falta de motivação e baixa produtividade.
Prejuízos Financeiros do Acúmulo e Desvio de Funções para a Empresa
Uma empresa pode perder muito dinheiro tanto com o desvio quanto com o acúmulo de função de funcionários. Estas são algumas das consequências que podem surgir com essas práticas em uma organização:
- Baixa Produtividade: Os funcionários tornam-se improdutivos, geralmente quando assumem funções além de suas responsabilidades do dia a dia. Isso pode levar a projetos atrasados, erros no trabalho e custos adicionais para corrigir esses problemas.
- Turnover Elevado: Quando os funcionários se sentem sobrecarregados ou subutilizados, é mais provável que procurem novos empregos em outras empresas. Sendo assim, isso pode resultar em uma maior rotatividade de funcionários, o que aumenta os custos de recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários. Além disso, prejudica diretamente a atração e retenção de talentos nesse sentido.
- Desmotivação e Insatisfação: A desmotivação e a insatisfação dos funcionários podem resultar em um ambiente de trabalho ruim devido ao desvio e ao acúmulo de funções. Isso pode afetar a moral da equipe, aumentar o absenteísmo e diminuir o engajamento dos funcionários, o que resultará em um trabalho menos eficiente e de baixa qualidade.
- Possíveis Conflitos Legais: Com suas respectivas diferenças, a Consolidação das Leis de Trabalho e o CLT também preveem o acúmulo e o deslocamento de funções. O artigo 468 do CLT afirma que o empregado deve autorizar qualquer mudança no contrato individual de trabalho. Em certas circunstâncias, o desvio e o acúmulo de funções podem constituir uma violação das leis trabalhistas e dos contratos de trabalho. Isso pode levar a processos judiciais, multas e danos à reputação para a empresa. Vale ressaltar que, segundo a lei, a responsabilidade para se provar o desvio ou acúmulo de funções é do empregado, que precisa reunir provas, isso de acordo com o artigo 818 da CLT e artigo 333 do CPC.
Quanto o salário pode aumentar no acúmulo de funções?
A empresa deve pagar adequadamente cada trabalho que o funcionário realiza. O contrato de trabalho também deve descrever o trabalho que o empregado faz e o salário que recebe.
Assim, o salário deve aumentar proporcionalmente às responsabilidades aumentadas. Portanto, o acúmulo e desvio de funções podem resultar em salários mais altos. No entanto, será que a legislação determinará um percentual específico para isso? Vamos explicar por que a resposta é negativa.
A lei não determina o percentual de aumento salarial para acúmulo de função. Com base em legislação análoga, geralmente calculamos entre dez por cento e quarenta por cento do salário. É importante lembrar que a determinação desse valor só funciona em determinadas circunstâncias. Após determinarmos o acúmulo de função, aplicaremos o valor determinado a todas as remunerações.
Conclusão
Por fim, o desvio e o acúmulo de funções no local de trabalho podem ser perigosos para as finanças e operações de uma empresa. Para evitar esses problemas, é essencial que as responsabilidades dos funcionários sejam claramente definidas, que haja um planejamento adequado da carga de trabalho e que os funcionários recebam treinamento adequado e remuneração adequada pelo trabalho que realizam.
As empresas podem evitar o desvio e o acúmulo de funções e criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e lucrativo ao investir na gestão eficaz de recursos humanos e no desenvolvimento de uma cultura organizacional que priorize o bem-estar e a satisfação dos funcionários.
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