fbpx

O turnover das Gerações Y e Z: como reduzir nas empresas

Como reduzir o turnover da Geração Y e Z nas empresas através de estratégias para atração e retenção de jovens talentos

profissionais das gerações y e z

Turnover, ou rotatividade, de funcionários, é um problema tanto em pequenas e médias quanto em grandes empresas. E a situação é ainda mais comum e preocupante com profissionais da geração Y, também conhecidos como millennials, e geração Z. Isso, pois com o mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e em evolução, esses trabalhadores buscam sempre crescimento e desafios, o que os incentiva a constantemente buscarem novas oportunidades.

Dessa forma, uma das principais preocupações dos gestores, principalmente da área de Departamento Pessoal e RH, é como reter esses profissionais, uma vez que a rotatividade, ou turnover, tem sido um problema recorrente e crescente. Sendo assim, vamos explorar estratégias eficazes para reduzir o turnover das gerações Y e Z nas empresas, garantindo que elas possam atrair, manter e desenvolver os melhores talentos.

Gerações Y e Z: quem são e porque turnover é comum

A geração Y, também conhecida como millennials, ou nativos digitais, compreende as pessoas que nasceram entre 1982 e 1994. Já a geração Z, por sua vez, corresponde os que nasceram entre 1995 e 2010. Elas têm características únicas que influenciam suas escolhas profissionais.

Desafios, salários melhores, senso de pertencimento a um propósito maior e busca de oportunidades para crescimento, são alguns dos fatores que tornam o turnover desses profissionais tão comum. 

Assim, para compreender como reduzir essa rotatividade, é crucial analisar o que motiva esses profissionais a permanecerem em uma empresa. E mais, como as empresas podem atender às suas expectativas e ambições de carreira.

Desafio, Autonomia e Crescimento Profissional para diminuir o turnover

As gerações Y e Z são movidas por desafios e desejam ser estimuladas em projetos e tarefas em seu trabalho diário. Por isso, esses profissionais  procuram empresas que ofereçam não apenas oportunidades de crescimento profissional, com plano de carreira e salários, mas que também valorizem a autonomia. Sendo assim, eles sentem a necessidade de serem criativos, proativos e livres para propor e assumir decisões por conta própria.

Nesse sentido, para reduzir o turnover, é importante criar um ambiente que permita a esses profissionais se sentirem desafiados, ao mesmo tempo que tenham liberdade para tomar suas próprias decisões.

Alinhamento de Propósito

Outro fator relevante na retenção dessas gerações é o alinhamento de propósito. De maneira que, os profissionais das gerações Y e Z buscam empregos que estejam alinhados com seus ideais de vida. Eles querem trabalhar para empresas que não apenas busquem lucro, mas também tenham um propósito maior, como uma causa social ou inovação de mercado.

satisfação no trabalho das gerações y e z

Estratégias para diminuir o Turnover

A entrada e rápida saída de profissionais em busca de melhores oportunidades é uma realidade com a qual as empresas precisam lidar. Isso pode resultar em custos significativos, perda de conhecimento e impacto na cultura da empresa.

Por isso, listamos algumas ações e estratégias para aumentar a atração, retenção de talentos e diminuição do turnover de jovens talentos, especialmente das gerações Y e Z.

Cultura da Empresa

A cultura da empresa desempenha um papel crucial na retenção de talentos das gerações Y e Z. Essas gerações valorizam um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e diversificado. Portanto, as empresas devem investir na criação de uma cultura que os façam sentir parte integrante da organização.

Plano de Cargos e Salários

Uma estratégia eficaz para reduzir o turnover é a implementação de planos de cargos e salários bem estruturados. Isso oferece uma perspectiva de crescimento profissional e permite que os profissionais das gerações Y e Z vejam um futuro na empresa. Além disso, a transparência nos processos de promoção e remuneração é fundamental.

Incentivar a Permanência

Uma das maneiras de incentivar a permanência desses profissionais é investir em programas de desenvolvimento e treinamento. Isso demonstra o comprometimento da empresa em ajudar os colaboradores a crescerem em suas carreiras. Além disso, oferecer feedback regular e reconhecimento pelo bom desempenho é essencial.

Como reduzir o turnover da Geração Y e Z nas empresas através de estratégias para atração e retenção de jovens talentos

Estratégias de Endomarketing

O endomarketing desempenha um papel fundamental na retenção de talentos. Isso envolve ações voltadas para o público interno, visando criar um ambiente de trabalho positivo e motivador. Algumas estratégias de endomarketing incluem:

Comunicação Interna: Mantenha uma comunicação transparente e eficaz, com os colaboradores informados sobre os objetivos e conquistas da empresa. Estar por dentro do que o seu departamento e diretoria está realizando e sobre as metas, aumenta o engajamento e senso de pertencimento dos profissionais das gerações Y e Z.

Benefícios e Programas: Ofereça benefícios que vão além do salário, como flexibilidade de horário, programas de bem-estar e desenvolvimento pessoal. Novas modalidades de trabalho, como o home office e híbrido, que já apresentamos por aqui, são muito atraentes para as gerações Y e Z. Segundo pesquisa do Guia Salarial da Robert Half 2023, recrutadores afirmam que o primeiro questionamento feito nas entrevistas atualmente é com relação ao modelo de trabalho. E grande parte dos candidatos deixam de participar de processos caso a empresa não ofereça flexibilidade (remoto/híbrido).

Crescimento Profissional: Mostre um caminho transparente e seguro de crescimento na empresa, incentivando os profissionais a permanecerem e evoluírem em suas carreiras.

Feedback e Reconhecimento: Valorize o feedback constante e reconheça os esforços e conquistas dos seus colaboradores. Esses profissionais apreciam o reconhecimento pelos seus esforços e a diferença que fazem no dia a dia e crescimento da empresa.

Cultura Inclusiva: Promova uma cultura inclusiva que valorize a diversidade e a igualdade, criando um ambiente onde todos se sintam bem-vindos. Isso vai além da contratação de profissionais de diferentes raças, sexualidades, etc. Trata-se da promoção de ações de comunicação e interação de todos da equipe, de igual para igual.

Conclusão

A retenção de talentos das gerações Y e Z é um desafio que as empresas enfrentam atualmente. Para reduzir o turnover e atrair os melhores profissionais, é essencial compreender suas motivações e necessidades. Oferecer desafios, autonomia, alinhamento de propósito, cultura inclusiva e oportunidades de crescimento são passos essenciais.

Além disso, estratégias de endomarketing desempenham um papel crucial na retenção dessas gerações, garantindo que os colaboradores se sintam valorizados e engajados em suas empresas. Com o investimento correto e a criação de um ambiente de trabalho positivo, as empresas podem enfrentar o desafio do turnover das gerações Y e Z com sucesso, retendo os melhores talentos e construindo equipes de alto desempenho.

Esse conteúdo foi muito útil para você? Esperamos que tenha te trazido dicas valiosas de como atrair e reter profissionais talentosos na sua empresa, e diminuir a rotatividade.

No nosso blog também falamos sobre outros assuntos do RH e DP. Além de te mostramos todos os benefícios e diferenciais únicos da nossa ferramenta de controle de ponto remoto, que ajuda sua empresa, DP e RH a gerir com eficiência o controle de jornada e desempenho dos profissionais.


Especialista em redação publicitária, com expertise em produção de conteúdo, com 12 anos de experiência, já tendo atuando em agências e departamentos de Marketing. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Faculdade Cambury. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Pontua e é responsável pela produção de textos do blog. Escreve sobre gestão de pessoas e empresas, mercado, departamento pessoal e recursos humanos.

Voltar ao topo