As pessoas passam grande parte do seu dia no local de trabalho, muitas vezes, exercendo atividades que exigem um esforço repetitivo. Se a empresa, contudo, não se preocupar com o bem-estar dos seus colaboradores, surgirão, então, as doenças ocupacionais.
Desse modo, o setor de recursos humanos deve levar em consideração a questão de tais doenças, prestando atenção, implementando medidas e ações que possam atenuar o desgaste dos funcionários da empresa.
Sendo assim, é fundamental além de preveni-las, conhecer também os direitos do trabalhador e os deveres do empregador no caso de doenças ocupacionais.
O que são doenças ocupacionais?
Essas doenças são aquelas que aparecem devido a movimentos repetitivos ou por lesões específicas de uma determinada profissão.
Se você, por exemplo, ficar exposto à luminosidade das telas o dia todo poderá surgir problemas de visão. Se trabalhar muito tempo em contato com algum tipo de poeira pode provocar doenças de pele.
As doenças ocupacionais, portanto, sempre surgem pelo tipo de trabalho que a pessoa exerce.
Qual é a diferença entre doenças de trabalho e doenças ocupacionais?
A doença do trabalho está relacionada com o ambiente em que a pessoa exerce a sua atividade. Se uma pessoa trabalhar com funções em minas de níquel ou em ambientes radioativos ela pode ter câncer.
Já as doenças ocupacionais dizem respeito à atividade que o trabalhador realiza. Aquelas que exigem ficar em pé, por exemplo, ou que façam movimentos repetidos, como digitar oito horas diárias.
Como identificar as principais doenças ocupacionais, seus sintomas e como preveni-las?
Geralmente, essas doenças acometem os colaboradores no ambiente de trabalho, causado, portanto, pelo esforço repetitivo, exposição em excesso de modo constante a fatores nocivos, pelas más condições de posturas e ergonomia, entre outros vários motivos.
Em um ambiente de trabalho que seja insalubre é muito importante o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI).
Em seguida, mostraremos algumas doenças, cinco sinais de cada uma delas e como deve ser feita a sua prevenção. São elas:
- LER;
- Transtornos auditivos;
- Asma ocupacional;
- Doenças mentais relativas ao trabalho;
- Transtornos das articulações.
LER
Esta é uma sigla que indica lesão por esforço repetitivo. Ela é uma síndrome que compõe um grupo de doenças como bursite, tendinite, síndrome de túnel do carpo e várias outras mialgias, ou seja, dores musculares.
Elas causam uma sobrecarga no organismo por atingirem os músculos, tendões e nervos dos membros superiores.
A LER ocorre quando existem atividades que exigem uma carga intensa de trabalho e execução de movimentos repetidos por um longo período.
Desse modo, a cobrança da produtividade pode intensificá-la. Veja a seguir cinco sinais desta doença:
- Dores nos dedos e membros superiores;
- Formigamento;
- Falta de força nas mãos;
- Inflamação;
- Dificuldade em realizar movimentos.
É muito importante, então, o diagnóstico e seu tratamento para que não haja um agravamento na situação.
Nesse caso, pode desencadear um processo de degeneração dos nervos, com dores intensas e dificuldade na realização de movimentos básicos. Isto pode, portanto, interferir na execução de alguma tarefa de rotina. .
Como uma forma de prevenir a LER existem algumas medidas que se pode tomar como, por exemplo:
- A manutenção de uma correta postura quando a pessoa se sentar para trabalhar;
- Manter um ritmo de trabalho, contudo efetivando algumas pausas para descanso;
- O monitor do computador deve ser alinhado de acordo com a altura de quem utilizá-lo;
- Deve-se ter um apoio para os pulsos.
Transtornos auditivos
A causa desses transtornos ocorre devido à exposição de trabalhadores a ruídos e também produtos químicos, muito comuns na indústria. Por este motivo, é obrigatório o uso adequado de equipamentos de EPIs para garantir a proteção da saúde, evitando, assim, doenças ocupacionais como esta.
O funcionário perde gradualmente a audição e por isso é essencial a atenção do colaborador a qualquer sinal de diminuição auditiva. Procurando, então, auxílio médico assim que perceber os sintomas. Veja a seguir cinco sinais dessas doenças:
- Dificuldade para compreender;
- Dores de cabeça;
- Demanda de intensidade de sons;
- Tontura;
- Zumbido no ouvido.
Ainda não há um tratamento específico para este tipo de perda auditiva. A empresa, no entanto, pode oferecer acompanhamento com fonoaudiólogo e protetores auriculares para preveni-la.
Asma Ocupacional
Esta doença afeta o sistema respiratório por causa da inalação de agentes alérgenos existentes no local de trabalho como, por exemplo, fungos, substâncias químicas como amônia, cloro ou isocianatos usados na fundição de metais. Veja abaixo cinco sinais desta doença:
- Espirros;
- Sintomas conjuntivais;
- Dispneia (falta de ar);
- Tosse crônica;
- Sibilos.
Desse modo, para evitar este tipo de problema mantenha o ambiente sempre higienizado e utilize máscaras de proteção.
Doenças mentais relativas ao trabalho
Elas são provocadas por causa da pressão para a entrega de trabalho em curto tempo, clima organizacional ruim e o assédio moral no ambiente de trabalho. Abaixo seguem, então, cinco sinais dessas doenças:
- Depressão;
- Síndrome do Pânico;
- Ansiedade;
- Estresse ocupacional;
- Síndrome de Burnout.
Para evitar tais doenças é importante que a empresa garanta um ambiente de trabalho saudável e acompanhe a rotina de seus colaboradores, para entender se suas responsabilidades estão equilibradas. Além disso, é importante que o colaborador tenha uma rotina fora do trabalho, envolvendo atividades físicas, lazer, entre outros. No caso de diagnóstico, é essencial realizar o acompanhamento com profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras.
Transtornos das articulações
Eles podem ser provocados por falta de ergonomia no ambiente de trabalho, sobrecarga dos membros inferiores e posturas inadequadas. A artrite e a artrose, portanto, estão entre estes transtornos. Abaixo estão cinco sinais:
- Inchaço;
- Comprometimento da cartilagem articular;
- Dor;
- Rigidez nas articulações na parte da manhã;
- Dificuldades para caminhar.
Para evitar que os transtornos nas articulações progridam, o colaborador precisa procurar, assim, um diagnóstico adequado. O tratamento está relacionado à prática de atividades físicas, fisioterapia, alimentação saudável e o uso de medicamentos para aliviar a dor no caso, por exemplo, da artrose.
Conclusão
As doenças ocupacionais, como se pode notar, são resultados de condições de trabalho ou atividades exercidas de forma inadequada.
Sendo assim, os empregadores devem zelar pela saúde e bem estar dos seus colaboradores sempre que notarem a presença dos sinais apresentados acima em cada uma das doenças descritas.
Com um ambiente mais favorável haverá mais qualidade de vida e consequentemente maior produtividade.
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